Falta de água deixa crianças fora de creche no bairro do Barreiro

Há duas semanas o abastecimento de água tratada está intermitente no bairro, prejudicando os moradores

Cleide Magalhães
fonte

Há cerca de duas semanas moradores do bairro do Barreiro, em Belém, padecem com a falta de água tratada nas torneiras. A situação atinge de forma direta também a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Erê, que fica na Passagem Nossa Senhora da Guia. Pais de crianças que dependem da creche reclamam dos prejuízos não somente às crianças, mas também das dificuldades que enfrentam no trabalho, pois os pequenos só podem ficar na instituição das 7h30 às 11h - quando o horário de funcionamento normal do espaço é até as 17h15 de segunda a sexta-feira.

“Já faz duas semanas que não tem água nas torneiras durante o dia. Às vezes, ela volta somente à noite. Isso acontece na creche e em todo o bairro. A situação prejudica as crianças e os pais, porque muitos, como é o meu caso, precisamos deixar as crianças para irmos para o trabalho. Agora, temos que dar um jeito de apanhar os pequenos às 11h. Ao longo desse tempo todo, preciso dar um jeito de pagar alguém para ir buscar minha filha, pois não posso deixar de trabalhar. Além disso, precisa apanhar a pequena num grande sol das 11h”, reclama a diarista Valéria Santana, mãe de uma menina que tem dois anos e fica no berçário da creche Emei Erê.

A situação piora pelo fato da Creche Emei Erê acolher atualmente crianças da Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, que está em reforma há dois meses. “Agora tem muito mais crianças na Emei Erê, porque a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entrou em reforma e todas as crianças foram encaminhadas para lá. Na turma da minha filha eram quatro professores para atender 16 crianças e agora são oito para atender 35 crianças acolhidas. Então, com a falta de água a situação é pior ainda. A direção da creche liga para a Cosanpa, que diz que vai resolver, mas até agora nada...”, disse.

Em nota, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que já iniciou ações para melhorar o abastecimento do bairro do Barreiro. “Hoje mesmo, equipe cumpre a programação fazendo ajustes em válvulas”. Além disso, a Cosanpa disse que, nesta tarde, uma equipe vai ao local verificar se a rede que abastece a creche Imei Erê está obstruída, “o que pode estar prejudicando a chegada da água às torneiras”.

A Cosanpa informou ainda que o bairro do Barreiro é abastecido parcialmente pela Estação de Tratamento do Bolonha, e complementado pelo setor CDP, “um sistema de quatro poços, e que desde 2016 apresenta problemas”, admitiu a empresa.  

A Companhia afirmou ainda que, em agosto deste ano, iniciou a construção de mais um poço artesiano profundo, com capacidade para produzir 280 mil litros de água por hora. A previsão para conclusão é até o final de 2019.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ