Entrei na academia para emagrecer mas aumentei de peso, o que fazer?
Haroldo Monteiro fala sobre um problema bastante frequente entre os iniciantes nas atividades físicas.
Vejo com bastante frequência a situação em que: Mulheres, baixo nível de atividade física, começam uma rotina de treinos de musculação e após o segundo mês de prática, ao realizarem aquela vistoria básica no seu peso na balança, assustam-se quando percebem que estão mais pesadas. Ai vem a pergunta de 1 milhão!! ‘‘Professor, pelo amor de Deus!! Como eu engordei se estou me alimentando melhor e treinando todos os dias?!’’
Primeiramente é preciso entender que a balança nos dá referência de "leve" e "pesado", e não de "gordo" e "magro"! O emagrecimento é um processo multifatorial e complexo, mas que é definido simplesmente pela diminuição do percentual de gordura e não do peso corporal. Se uma pessoa for ao banheiro e urinar 200 ml, ela estará aproximadamente 200g mais leve mas não estará 200g mais magra.
Então, após os primeiros 90 dias de treino, você poderá estar com o mesmo peso e mais magra ou mais gorda, com maior peso e mais magra ou mais gorda! Isso acontece por que o aumento da massa muscular e o consumo de gordura como forma de energia, apesar de serem processos distintos, ou seja, essa história de gordura virar músculo é fisiologicamente impossível, OK?! Mas eles podem acontecer simultaneamente, no que chamamos de recomposição corporal. A musculatura esquelética ficará mais pesada, por conta da hipertrofia de suas fibras, que já pode acontecer por volta do primeiro mês de treino, como também pela melhora na hidratação desses tecidos.
Concomitante ao processo de hipertrofia e hidratação, o aumento no gasto energético diário, do metabolismo pós treino, melhora das vias energéticas lipídicas (mitocondriais) e todas as adaptação metabólicas provenientes da pratica do exercício, farão sua quantidade de gordura corporal diminuir, ou seja, você emagrecerá também! Em resumo, você estará mais magra e com mais músculos.
No entanto, é possível que você, no mesmo período, esteja com mais músculos, mas esteja com mais gordura, também, visto que a prática de atividade física pode aumentar seu apetite e você começar a comer mais sem perceber. Neste sentido, sugiro que logo ao iniciar sua rotina de treinos na academia, busque um profissional da área e faça uma avaliação de composição corporal, somente com a reavaliação, saberemos o que aconteceu com você no processo.
Mas tenho uma dica infalível para acalmar seu coraçãozinho ao ver o aumento de peso na balança. Observe se suas roupas estão mais folgada na cintura, pois é quase impossível perder medidas de abdômen e engordar ao mesmo tempo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA