Em Santarém, mais de 2 mil doses de vacinas contra a covid-19 são perdidas devido à baixa procura

O município registrou um aumento de 700% do número de casos positivos da doença no mês de julho

Ândria Almeida
fonte

O município de Santarém, no oeste do Pará, vive um novo surto da covid-19, conforme apontou um levantamento feito pelo Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa (Labimol), que identificou um aumento em 700% no número de casos positivos da doença no mês de julho. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a procura pelos imunizantes tem sido baixa e como consequência 2.028 doses foram perdidas no período de janeiro a julho deste ano.

A Semsa afirma que a baixa procura da população aliada ao prazo de utilização do imunizante Pfizer, com duração de 30 dias após o descongelamento, contribuiu para a perda das vacinas. A soma de estrago foram contabilizadas no período de janeiro a 28 de julho.

Atualmente, a secretaria tem intensificado as ações de vacinação com a abertura de novos pontos de acesso. A coordenadora da rede de rios da Semsa, Kátia Moura, falou da importância da imunização contra a covid-19.

VEJA MAIS

image Ufopa aponta surto de covid-19 em Santarém
Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa indica aumento de 10 para 45% de casos positivos em julho

image Covid-19: em 15 dias, Santarém registra 191 novos casos
O uso de máscaras segue relaxado no município, apesar dos números preocuparem as autoridades de saúde da cidade

image Casos de covid-19 subiram em 700% no município de Santarém, afirma o Laboratório da Ufopa
O município desobrigou o uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados em abril deste ano.

“A vacinação contra a covid-19 já demonstrou o quão eficaz ela se torna na redução dos casos, mas para que tenhamos esse quadro de efetividade da vacinação, precisamos que a população esteja com calendário vacinal atualizado”, destacou. 

A coordenadora enfatizou que estão disponíveis no município as imunização para a 1ª e 2ª dose para completar o esquema vacinal, além da 3ª e 4ª dose de reforço.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que "...as doses são descartadas como lixo biológico pelo próprio município. A partir do momento que a Sespa repassa as doses de imunizantes ao município, é responsabilidade dele montar estratégias para a execução da vacinação da população e evitar perdas de doses. A Sespa ressalta que orientou o município a realizar mutirões de vacinação, reduzir a faixa etária dos grupos para receber as doses disponíveis e fazer remanejamento de doses para outros municípios que tivessem interesse em realizar ações de vacinação".

Onde se vacinar em Santarém?

O imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBSs da zona urbana, das 8h às 16h. Nas terças e quintas-feiras, de 17h às 21h, na Prefeitura de Santarém. Aos sábados, também na Prefeitura, de 8h às 14h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ