Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dois dos 53 sargentos com covid-19 em Santarém estão hospitalizados

O Labimol suspeita que a infecção dos Sargentos seja pela variante Delta, que é ainda mais transmissível e agressiva, dada a alta carga viral encontrada nos pacientes do curso.

Andria Almeida

Dos 53 sargentos confirmados com covid-19 na última quarta-feira, 5, durante curso de aperfeiçoamento de sargentos promovido pelo 3º BPM, em Santarém, 02 encontram-se hospitalizados.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que os dois pacientes estão internados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital de Campanha de Santarém (HCS).

Ainda de acordo com a nota, “o HRBA não possui autorização da família para a divulgação do quadro de saúde e em respeito ao direito de privacidade do paciente, não fornecerá essa informação”.

Sobre o outro paciente em tratamento hospitalar, a Sespa informou que o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebeu o paciente, de 49 anos, que testou positivo para covid-19. O internado, que permitiu a divulgação de seu estado de saúde, está na ala clínica da Unidade e o quadro clínico é estável.

Entenda o caso

96 Sargentos de Santarém e região se reuniram na cidade para realização de curso de aperfeiçoamento, porém as atividades foram suspensas após 94 deles apresentarem sintomas gripais, dos quais 53 tiveram confirmação do diagnóstico de covid-19.

A confirmação foi feita através de testes RT-PCR que atestaram a infecção em cerca de 55% dos testados. Os exames foram realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) que, inclusive, buscará testar novamente os que apresentaram diagnóstico negativo para confirmar a ausência da doença pandêmica.

O Labimol suspeita que a infecção dos Sargentos seja pela variante Delta, que é ainda mais transmissível e agressiva, dada a alta carga viral encontrada nos pacientes do curso.

A Fiocruz sequenciará o DNA do vírus para verificar se a cepa que ainda não havia sido identificada em Santarém foi a causa da infecção dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ