Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Desfiles cívico-militares e atos públicos no Pará encerram sem intercorrências

Tranquilidade marcou manifestações em Belém, Marabá e Santarém. Novos atos devem ocorrem à tarde na Pérola do Tapajós

O Liberal

Após pelo menos três grandes eventos terem marcado o 7 de Setembro e o Bicentenário da Independência do Brasil em Belém, além dos desfiles oficiais e atos realizados também em Santarém e Marabá, as programações do feriado no Estado foram marcadas pela tranquilidade, pluralidade de expressões e nenhuma ocorrência violenta registrada nesta quarta-feira. Veja como foi minuto a minuto.

7 de setembro movimenta as ruas de Belém

Na capital, além do desfile oficial, realizado na avenida Presidente Vargas, com grande participação de público e autoridades, entre elas o governador Helder Barbalho, outros dois atos marcaram a manhã.

Grito dos Excluídos: bandeiras diversas e caminhada até São Brás (Igor Mota/ O Liberal)

O 28° Grito dos Excluídos e Excluídas realizou uma grande caminhada, de pouco mais de uma hora, que percorreu a avenida Nazaré até o Mercado de São Brás.

Grito dos Excluídos reúne cerca de 2 mil pessoas em Belém; vídeo
O ato começou por volta das 10h e teve trajeto invertido: do colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré até o Mercado de São Brás

Já o ato pró-governo, também com grande participação popular e de lideranças políticas, percorreu, a partir das 10h, as ruas dos bairros de Nazaré e Umarizal, do cruzamento da Doutor Moraes com avenida Nazaré até se dispersar, cerca de uma hora depois, na Doca de Souza Franco. 

Atos pró-governo em Belém criticam Supremo Tribunal Federal 
Passeata durou 1h20 e contou com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Não houve encontros nos trajetos porgramados para os atos, e a manhã foi marcada por caminhadas pacíficas e nenhum registro de atos violentos.

Atos pró-governo percorreram ruas até a Doca (Marcio Nagano / O Liberal)

Santarém e Marabá


Nos municípios de Marabá (sudeste do Pará) e Santarém (oeste do Estado), desfiles oficiais cívico-militares também ocorreram com tranquilidade - e apenas com programações oficiais, pela manhã.

Em Santarém, profissionais de Enfermagem fizeram durante os desfiles oficiais da manhã um ato contra a suspensão do piso mínimo para categoria. Na tarde desta quarta (7) ainda sãi esperados dois atos: a 28ª Edição do Grito dos Excluídos e Excluídas e a Bike-Moto-Carreata pró-governo.

Desfiles em Santarém: mais atos são esperados ao longo do dia (Ândria Almeida / O Liberal)

A concentração da ciclocarreata será na Praça da Bíblia, na avenida Doutor Anísio Chaves, a partir das 16h. O percurso do ato ainda não foi confirmado pela coordenação do evento. Já a programação do Grito dos Excluídos 2022 ocorrerá na Praça da Matriz, das 17h30 às 20h. O ato é organizado pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém, em parceria com entidades e movimentos sociais.

Em Marabá, os desfiles oficiais da manhã pelo 7 de Setembro também transcorreram sem incidentes. Após o desfile cívico-militar, um grupo de manifestantes pró-governo percorreu brevemente as ruas do município. Nenhum ato está programado para a tarde deste feriado.

Um público estimado em 15 mil pessoas acompanhou desfiles em Marabá (Tay Marquioro/ O Liberal)

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ