CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Defesa Civil e mineradora simulam acidente em barragem de Oriximiná

MRN e comunidades iniciaram treinamento de plano de emergência de desastres

Elvis Rocha Gomes
fonte

Uma ação conjunta da Defesa Civil de Oriximiná e lideranças comunitárias resultou num exercício simulado de emergência na comunidade quilombola de Boa Vista, localizada às proximidades das barragens de água, A1 e Água Fria, mantidas pela Mineração Rio do Norte. Realizado no último sábado (20), o  trabalho teve o acompanhamento de consultoria privada contratada pela mineradora - e especializada em emergências médicas, químicas, tecnológicas e combate a incêndios no Brasil e na América Latina.

 

A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM) da MRN na região. Segundo a MRN, o treinamento foi realizado de forma voluntária e contou com adesão de 50% da comunidade. “Sem dúvida, foi uma experiência de êxito. Por um período de cerca de quatro meses, realizamos encontros de sensibilização, reuniões com as lideranças e construímos juntos com os comunitários uma cartilha informativa, que explica por meio de uma linguagem acessível e objetiva como funciona o sistema de barragens e gestão de rejeitos da MRN", avaliou Para Jeferson Santos, gerente de Relações Comunitárias da Mineração Rio do Norte.

 

"Instruiu-se sobre os procedimentos que devem ser adotados ao toque de sirene, os principais pontos de encontro e rotas de fuga no caso hipotético de rompimento das barragens”, ressaltou Santos. “Foi muito positiva a participação. No toque da sirene, se dirigiram ao ponto de encontro. Vimos o engajamento e interesse deles em participar do exercício simulado. Teremos outros simulados ao longo do ano”, completou.

 

A participação da Defesa Civil foi comemorada. Segundo a mineradora, os agentes estiveram em todas as fases que antecederam o treinamento, orientando a comunidade de casa em casa e informando a importância do trabalho. O órgão tem o papel de intervenção legal, acionando as esferas municipal e federal em casos de emergência. “As duas instituições estão trabalhando preventivamente e quando isso é feito, conseguimos evitar acidentes”, pontuou Paulo Paixão, coordenador da Defesa Civil de Oriximiná.

 

NÚCLEOS

 

Para o técnico da empresa que prestou consultoria ao simulado de emergência, a experiência do primeiro exercício foi importante. Reforça a cultura de segurança junto às comunidades e à mineradora. O primeiro simulado resultou em aprendizados. Junto com a comunidade, a empresa poderá aprimorar as ações. “O trabalho conjunto formará núcleos de Defesa Civil comunitários, preparando as pessoas para o atendimento de eventos  emergenciais, como um possível rompimento de barragens, incêndios, acidentes com pessoas da comunidade, desabamentos de casas, desbarrancamentos ou inundação”, justificou Márcio Alexandre.

 

As 26 barragens da Mineração Rio do Norte (MRN) representam um número significativo no universo total das barragens de mineração no Brasil. Todas as barragens da MRN estão localizadas em Oriximiná, o município com maior número de barragens de rejeitos no Pará. Um total de 24 dessas barragens estão situadas no interior da Floresta Nacional Saracá-Taquera, uma Unidade de Conservação Federal.  As outras duas estão no porto da empresa, a 430 metros do Quilombo Boa Vista.

 

Dados de 2016 da Agência Nacional de Águas apontam que a Mineração Rio do Norte é quarta mineradora em quantidade de barragens no Brasil. A mais recente estrutura entrou em operação em março de 2019 - e novos reservatórios de rejeitos ainda têm previsão de serem construídos. Vários desse reservatórios são considerados de alto dano potencial associado. Em julho passado, a Vale (maior acionista da MRN) confirmou 11 estruturas foram reclassificadas como de maior dano potencial associado.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ