CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CMN presta apoio logístico no combate a incêndios no sudeste do Pará

O apoio consiste no emprego de viaturas de transporte de pessoal e material das equipes dos bombeiros militares e da Defesa Civil

O Liberal
fonte

O apoio logístico do Comando Militar do Norte (CMN) às ações de combate a incêndios em áreas afetadas da região de Marabá e outros municípios do Pará começou neste sábado (14/9). Por intermédio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva presta suporte à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militares no combate aos incêndios registrados no sudeste do Pará, como é o caso de Bom Jesus do Tocantins, onde está localizada a Terra Indígena Mãe Maria, uma das áreas mais afetadas no momento.

O apoio consiste no emprego de viaturas de transporte de pessoal e material das equipes dos bombeiros militares e da Defesa Civil; caminhões tanques de água, que abastecem os cestos de aeronaves em apoio a Defesa Civil para o combate ao incêndio em focos de difícil acesso e no rescaldo de focos ao longo da BR-222, eixo de acesso à região; trator de esteira na preparação de aceiros, para a impedir o alastramento do fogo para outras áreas de floresta preservada.

“Estamos fazendo a aproximação de viaturas e equipamentos para prestar o apoio e suporte ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Neste momento temos viaturas de transporte de pessoal, caminhão tanque de água e trator de esteira. Esses equipamentos e essas viaturas vão trabalhar no apoio para fazer o aceiro e mitigar os focos de incêndio na Terra Indígena Mãe Maria”, explicou o coronel Faustino, comandante do 23° Batalhão Logístico de Selva, de Marabá, sobre a atuação do Exército Brasileiro.

VEJA MAIS 

image Terra Indígena Mãe Maria: incêndio mobiliza bombeiros e indígenas há semanas no Pará
A área de 62 mil hectares vem sendo consumida pelas chamas, que avançam rápido pela mata

image MPF pede atuação urgente contra incêndios em terra indígena no Pará
Denúncias enviadas ao órgão apontam que a origem dos incêndios pode ser criminosa

image Incêndios no Pará aumentam 29% em 9 meses; veja como prevenir
Levantamento dos Bombeiros indica que os 3.728 incêndios em janeiro/setembro de 2022 subiram para 4.809 em janeiro/setembro de 2023

Em 24 horas, o apoio dos meios do Exército permitiu o aumento da capacidade dos meios aéreos e terrestres no combate ao incêndio, com mais de 1 km de aceiros realizados, transporte e abastecimento de 24 mil litros de água, reconhecimento de locais de difícil acesso, apoio de abastecimento de combustível dentre outras atividades, demonstrando a capacidade de resposta imediata.

As ações de apoio serão desencadeadas, também, no estado do Tocantins, contando com meios terrestres e fluviais prontos, para garantir a segurança das populações e do meio ambiente amazônico.

O Comando Militar do Norte mantém a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército e Força de Prontidão, com meios preparados para aumentar o apoio à Defesa Civil na área de responsabilidade. Tudo com a finalidade de prestar o apoio necessário às instituições nas esferas federal, estadual e municipal, empregando militares adestrados para atividades dessa natureza. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ