Círio 2022: Trasladação conta com homenagens na avenida Presidente Vargas

As homenagens nesse trecho começaram no edifício Manoel Pinto, na esquina da avenida Nazaré

O Liberal
fonte

Após mais de duas horas de trajeto percorrido neste sábado , a Trasladação do Círio 2022 chegou à avenida Presidente Vargas por volta das 20h. As homenagens nesse trecho começaram no edifício Manoel Pinto, na esquina da avenida Nazaré com a avenida Presidente Vargas. Moradores enfeitaram as sacadas e jogaram uma chuva de papel picado.

Também houve homenagem por meio de um coral de idosos do Hospital Cynthia Charone, que ficou posicionado em um trecho da arquibancada montada na lateral da avenida. A arquibancada também concentra grande público que comprou um espaço mais confortável para acompanhar a passagem da berlinda. E também comporta idosos e pessoas com deficiência que garantiram gratuidade.



Outra tradicional homenagem que ganha visibilidade na avenida é aquela feita pelo Banco da Amazônia (Basa), que apresenta o tema “A força da mulher no Círio de Nazaré” neste ano, tanto na Trasladação como na grande procissão do domingo. O Basa preparou apresentação do coral “Vozes da Amazônia”, formado por colaboradores e ex-colaboradores da instituição, além de pessoas da comunidade.

O Basa também montou apresentação do grupo AMA, com músicas sacras. A proposta também inclui queima de fogos, chuva de pétalas de rosas e apresentação do padre Antônio Maria.

Em meio às luzes de velas e promesseiros emocionandos, a corda também seguiu com força na Trasladação. A exemplo dos últimos anos, as cordas usadas na Trasladação e Círio têm 400 metros de cumprimento, com 50 milímetros de diâmetro e pesando cerca de 600 Kg cada. Na Trasladação e Círio as mesmas continuam sendo divididas em núcleos (da Cabeça e da Berlinda) e estações (em número de cinco).

Trasladação

Sexta procissão oficial do Círio, a Trasladação saiu por volta das 17h46 deste sábado (08), do Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, após missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, sobre um tablado em frente ao colégio.

Com percurso de 3,700 Km, a Trasladação faz o sentido inverso do Círio, com chegada prevista para às 23h30. A procissão tem como percurso a avenida Nazaré, avenida Presidente Vargas, rua Boulevard Castilho França, avenida Portugal, rua Padre Champagnat, terminando na Igreja da Sé, na Cidade Velha.

 

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ