Cartaz do Círio 2020 tem lançamento virtual neste domingo

Por causa da pandemia da covid-19, todos os eventos não contarão com a presença física dos fiéis, que podem acompanhar pelas redes sociais e pela televisão

Eduardo Rocha

A partir das 18 horas deste domingo (31), as atenções dos católicos paraenses se voltarão, por meio das redes sociais e da TV Nazaré, para a sequência de celebração da missa de final de tarde. A programação conta com a Missa de Coroação de Nossa Senhora, mais a cerimônia da Subida da Imagem Original de Nazaré ao Glória e, em seguida, a apresentação do cartaz oficial do Círio de Nazaré 2020, na Basílica Santuário de Nazaré.

A programação ocorre no último dia de maio, Mês Mariano de homenagens a Maria no mundo inteiro e no dia dos 14 anos da elevação da Basílica a Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. O lançamento do cartaz do Círio será precedido pela cerimônia da Subida do Glória, quando a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido em 1700, será reconduzida aos altos do Altar-Mor da Basílica. A imagem foi descida para um nicho na frente do altar na segunda-feira (25), como parte do Mês Mariano e comemorações do aniversário do Santuário. Ela somente descerá, agora, no sábado que antecede o Círio, no segundo domingo de outubro.

Por causa da pandemia da covid-19, todos os eventos não contarão com a presença física dos fiéis. Eles acompanharam online o desenrolar da missa, Subida ao Glória e conhecerão o cartaz do Círio 2020, cuja tema é "Ave Maria, Cheia de Graça".

Como ressaltou a Diretoria da Festa de Nazaré, que organiza o lançamento do cartaz em sintonia com a Arquidiocese, desta vez, os fieis não poderão estar presentes na Missa e próximos da Imagem Original de Nossa Senhora, nem ocorrerá a apresentação na Praça Santuário, como todos os anos. A apresentação do cartaz ocorrerá a partir das 19 horas, com  transmissão ao vivo pela TV Nazaré e redes sociais da Basílica Santuário e Círio, direto da Basílica Santuário.

O cartaz será produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano. A criação do Cartaz é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Oswaldo Forte. “Este ano tive o privilégio e a honra de fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré; agradeço de coração à Diretoria na pessoa do amigo Albano Martins”, comemora o fotógrafo.

Este é o primeiro grande evento que antecede a procissão principal do segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré.

A Descida do Glória marcou o começo do Tríduo de preparação dos fiéis para a Coroação de Maria, que ocorrerá hoje (31) na programação de começo da noite, a ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

História

Como destaca a Diretoria da Festa de Nazaré, uma tradição do Círio de Nazaré adotada até hoje por famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão. Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.

A partir do dia 1 de junho, o cartaz estará disponível para venda nos supermercados Líder, Nazaré, Formosa e Lojas Portugal, e algumas farmácias da rede Reinafarma. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10. “O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins, coordenador da DFN.

Serviço

Programação: 
31/05 - 18h
Missa da Coroação de Nossa Senhora e Subida da Imagem Original, com transmissão virtual.

31/05 - 19h
Apresentação do Cartaz do Círio 2020, com transmissão virtual.

Canais para assistir as transmissões

TV Nazaré - canal 30

TV Canção Nova - canal 33.1

TV Aparecida - canal 27.1

TV Rede Vida - canal 19.1

Portal da Fundação Nazaré de Comunicação: www.fundacaonazare.com.br

YouTube da Fundação Nazaré de Comunicação: www.youtube.com/user/FNComunicacao

Facebook da Fundação Nazaré: @FNCBelem

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial

YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ