Após 102 anos, Círio Fluvial de Caraparu é cancelado

Mesmo com o Círio cancelado, será realizado o Traslado com a imagem da santa padroeira pelas ruas da vila

Eduardo Rocha

Em 102 anos de devoção e fé a Nossa Senhora da Conceição, os devotos no Distrito de Caraparu, no Município de Santa Izabel do Pará, não terão este ano o Círio Fluvial. A razão dessa modificação na programação religiosa é a necessidade de evitar aglomeração de pessoas diante da pandemia da covid-19. No entanto, no dia 7, será realizado o Traslado com a imagem da santa padroeira pelas ruas da vila, ocasião em que os moradores poderão saudar e fazer suas orações.

Será o Círio de número 102. A procissão fluvial estava programada para o dia 8, terça-feira. Usualmente, a romaria reunia 20 barcos sobre o rio Caraparu. A saída do Círio normalmente ocorre às 6 horas, na Vila de Caraparu, em direção à comunidade Cacau. Lá, era realizado um momento de oração e bênçãos, para, em seguida, ocorrer o retorno dos fieis até o local de partida das embarcações, no distrito.

Traslado

O Traslado da imagem da santa padroeira ocorrerá a partir das 19 horas do dia 7, pelas ruas do distrito. No dia seguinte, dia 8, data em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, será celebrada a Santa Missa, às 10 horas, na Igreja de Caraparu. A cerimônia será presidida pelo pároco padre Rúzevel Lourinho, responsável pela Paróquia Santa Izabel de Portugal.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ