Campus Rurópolis da Ufopa é oficialmente credenciado pelo MEC, que deve ampliar oferta de cursos
Segundo o ministério, serão 40 vagas para o curso de Agronomia (Bacharelado), a partir de agora
O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União, a portaria de credenciamento do Campus Rurópolis da Universidade Federal do Oeste do Pará. A implantação da unidade integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do MEC, conforme informado pela pasta. Segundo o ministério, serão 40 vagas para o curso de Agronomia (Bacharelado), a partir de agora.
O credenciamento é parte do processo regulatório do MEC e segue diretrizes estabelecidas em portarias específicas, que definem os requisitos e os procedimentos a serem seguidos pela universidade. O processo é feito por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do ministério.
O Campus Rurópolis da Ufopa foi criado por meio de resolução do Conselho Universitário em dezembro de 2024. Em agosto de 2025, ocorreu a aula inaugural iniciando suas atividades com dois cursos regulares de graduação: Agronomia e Letras/Língua Portuguesa.
De acordo com a universidade, agora, com a publicação da portaria de credenciamento, “a Ufopa cumpre um requisito legal para que o Campus Rurópolis seja considerado regular e possa oferecer cursos de graduação atendendo a todos os requisitos do MEC”.
Nessa etapa do credenciamento do campus, um grupo de trabalho foi constituído na Ufopa para atuar no processo. O GT foi presidido pela professora Solange Ximenes, vice-reitora da universidade. Segundo ela, o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) foi essencial na orientação de todo o processo de regulação.
“Esse credenciamento é o fruto do trabalho de um conjunto de servidores da nossa instituição e também representa o compromisso de nossa universidade com a comunidade para garantir que a oferta dos cursos se dê dentro dos trâmites legais exigidos pelo Ministério da Educação”, pontua Ximenes.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA