Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Botijão de gás: saiba como prevenir acidentes

Manuseio incorreto e vencimento de acessórios são detentores das maiores ocorrências de explosões na capital, aponta Corpo de Bombeiros

Fabyo Cruz

Ter atenção com as datas de validade do regulador e da mangueira de gás, assim como instalar corretamente o aparelho de regulação no botijão são atitudes fundamentais para a prevenção de acidentes em ambientes domésticos ou estabelecimentos comerciais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, na maioria das ocorrências registradas em Belém, os casos de explosões tiveram origem no vencimento desses itens e na execução incorreta de instalação.

Na última quarta-feira (14), um incêndio foi registrado em um restaurante da avenida José Bonifácio, próximo à esquina com a avenida José Malcher, no bairro de São Brás. O acidente ocorreu durante a troca de botijão de gás. Na ocasião, três pessoas estavam preparando comida na cozinha do estabelecimento. Ninguém se machucou, todas conseguiram sair a tempo.

VEJA MAIS

Botijão de gás explode e destrói restaurante no bairro de São Brás
A Semob esteve no local para dar fluidez ao trânsito, que foi desviado à altura da avenida José Bonifácio com a avenida Governador Magalhães Barata

Petrobras comunica redução de quase 5% no preço do gás de cozinha, mas valor segue alto 
Novo preço entrará em vigor nesta terça-feira (13)

O capitão Israel Souza, perito do Corpo de Bombeiros, afirma que por descuido ou desconhecimento das regras de segurança algumas pessoas acabam colocando suas vidas em risco durante o manuseio errado das peças e do botijão de gás. “O botijão contém um produto químico inflamável que é derivado do petróleo, isso é perigoso, ou seja, se houver um acidente com esse tipo de produto irá ocorrer um estrago muito grande, porém as incidências de acidentes com esses aparelhos são poucas”, afirmou.

A mangueira amarela é um item que requer a atenção do consumidor, sobretudo na hora da compra, diz o especialista. De acordo com o perito, nem toda mangueira amarela encontrada nas feiras e estabelecimentos comerciais são adequadas para uso do gás de cozinha. “A grande maioria de mangueiras amarelas comercializadas são de uso geral. Elas apenas têm a coloração amarelada. Então, a correta possui a marca do Inmetro, uma manta interna própria e grau de resistência diferente”, explicou.

O bombeiro ressalta que a mangueira, mesmo padronizada, não deve passar por trás do fogão, pois o forte aquecimento do eletrodoméstico pode derreter o produto feito de borracha. “Muita gente tem o hábito de colocar a mangueira por trás do fogão para reduzir a ocupação de espaço, isso faz com que a mangueira receba calor, ficando rachada com pequenas fissuras, e nessas fissuras podem vazar gás, favorecendo a possibilidade de acidente”, comentou.

De acordo com o capitão Israel Souza, colocar sabão no regulador de gás para facilitar a entrada da mangueira ou favorecer a instalação do aparelho no botijão de gás é outra prática bastante comum que não é recomendada. Ele explica que o consumidor deve usar apenas as mãos para encaixar para realizar esses processos. O uso do sabão pode fazer com que o cheiro do gás de cozinha não seja identificado pelo consumidor em caso de vazamento.

Petrobras comunica redução de quase 5% no preço do gás de cozinha, mas valor segue alto 
Novo preço entrará em vigor nesta terça-feira (13)

Gás de cozinha mais barato: Petrobras reduz preço em 4,7% a partir desta terça-feira (13)
Preço médio nas distribuidoras passa a ser de R$ 52,34

Em uma situação de acidente, o perito dá duas orientações aos consumidores. “Se for um acidente sem chamas, abra portas e janelas para que a ventilação possa dissipar e diminuir aquela concentração de gás. Agora, se for um acidente com chamas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no 193, a corporação dispõe para a sociedade, todos os dias, 24 horas, um regime de escala, empregando militares com toda logística adequada e treinamento para atender o mais rápido possível e solucionar esse tipo de ocorrência", informou.        

Principais dicas para prevenir acidentes:

  • Manuseio correto do regulador de gás;
  • Ter atenção com as datas de validade do regulador e mangueira de gás;
  • Comprar produtos com o selo do Inmetro;
  • Adquirir mangueira e regulador de gás padronizados;
  • Não passar mangueira por trás do fogão
  • E não passar são no regulador e no botijão de gás;

Como agir em casos de acidente?

  • Em caso de acidente sem chamas: abrir as portas e janelas do local
  • Em caso de acidente com chamas: ligar para os Bombeiros pelo número 193
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ