Bombeiros do Pará afirmam ter catalogadas 262 barragens no Pará

Entre minerais e hidrográficas, são centenas por todo o Estado

Redação Integrada

O Corpo de Bombeiros tem catalogadas 262 barragens no Pará, entre as quais as de rejeitos minerais, as hidrográficas e, também, aquelas utilizadas para lavoura. A informação foi dada, na manhã desta segunda-feira (28), pelo comandante da corporação, coronel Hayman Souza. "O Corpo de Bombeiros, junto com a Defesa Civil, faz o monitoramento constante dessas barragens. Hoje, temos em torno de 262 barragens registradas pelo Corpo de bombeiros. E esses levantamentos são feitos para saber o nível de líquido que tem nessas barragens, se elas estão sofrendo pressão a mais. E temos feito esse levantamento com os técnicos da Defesa Civil", afirmou.

O comandante acrescentou: "Esse cadastro que nós temos é do Sistema Nacional de Controle de Barragens. Essas barragens não só de rejeitos minerais. São barragens hidrográficas, aquelas que são utilizadas para lavouras, para hidrelétricas, para a geração de energia. Tudo isso a gente tem catalogada". 

Ao ser perguntado se todas essas barragens são fiscalizadas pelos bombeiros, o coronel Hayman disse: "Nós fazemos só o monitoramento delas. As de rejeitos, sim, nós fazemos fiscalização dentro do que é possível". 

O comandante do Corpo de Bombeiros disse que esses resultados, agora, serão repassados ao grupo de trabalho instituído, hoje, pelo governador Helder Barbalho. Os integrantes do grupo, então, vão comparar esses dados para saber se essas barragens estão com o nível de risco baixo, médio e alto, acrescentou.
 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ