Norte deve ter mias de 700 casos de cânceres do sangue até 2025; fórum debate o problema

O Fórum de Acesso e Equidade será realizado em Belém para discutir o acesso igualitário ao diagnóstico e tratamento contra o câncer

Lucas Quirino
fonte

Dados da “Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), indicam que entre 2023 e 2025, são esperados 12.120 novos casos da doença na região Norte. Entre os cânceres do sangue, são estimados 440 novos casos de Leucemia, 210 de Linfomas não-Hodgkin e 80 de Linfomas. Com o objetivo de garantir que todos os pacientes, independentemente de sua localização e características particulares, tenham acesso equitativo ao diagnóstico e tratamento do câncer hematológico, o Fórum de Acesso e Equidade, promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), realizará um encontro regional da região Norte, em Belém. 

Com programação abrangente, o Fórum de Acesso e Equidade: Região Norte contará com a presença do Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Ministério da Saúde, Fernando Maia, entre outros nomes. O evento acontece no dia 23 de março de 2024, no Hotel Grand Mercure (Av. Nazaré, nº 375).

Para Renato Cunha, hematologista e coordenador do Comitê Equidade ABHH, o Fórum em Belém é uma oportunidade de seguir capilarizando mensagens-chave sobre acesso e reconhecimento das diferentes realidades do território brasileiro. “Essa reunião de especialistas, especificamente, acontece no momento em que temos a Política Nacional de Controle do Câncer [sancionada pela Presidência da República em dezembro passado, com prazo de 180 dias para entrar em vigor]. Ou seja, é uma oportunidade de também discutirmos os impactos e mecanismos dela, uma vez que agora passará por uma série de normativas e, a participação da sociedade civil e de especialistas nesta construção é o que pode garantir sua efetividade”, destaca.

O evento é voltado para médicos hematologistas, estudantes de medicina e residentes, onde haverá a atualização de temas científicos, como Leucemias Agudas; Linfomas; Leucemias Crônicas; Mieloma Múltiplo; e Transplante de Medula Óssea.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ