CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém lidera o número de casamentos e de divórcios no Pará

Mas o número de casamentos supera o de separações, aponta IBGE

Dilson Pimentel
fonte

Belém lidera o número de casamentos e de divórcios no Pará. Em 2020, houve 5.610 casamentos e 810 divórcios na capital. Em seguida, Ananindeua, com 2.015 casamentos e 423 divórcios e, em terceiro, Parauapebas, com 1.903 uniões e 370 separações. É o que aponta o ranking dos divórcios no Pará em 2020, divulgado, este ano, pelo IBGE.

Ou seja, 17,86% (5.610) dos casamentos realizados em 2020 foram na capital, onde também foram registrados 16,59% do total dos divórcios entre os casais paraenses. A fisioterapeuta pélvica e educadora sexual Mônica Moura diz que o número de casamentos supera o de divórcios porque as pessoas ainda acreditam no amor. “Ele é fundamental para que a roda da nossa vida continue girando”, diz.

Para quem é recém-casado a dica é fazer uma lista com os comportamentos que a pessoa mais admira no seu par e, no verso da mesma folha, uma lista das coisas que são inadmissíveis para que a sua admiração permaneça. Um exemplo, explica ela: “Gosto do jeito que você me trata como mulher, com carinho e respeito. Não vou admitir que você grite comigo”.

Só que, após a fase de lua de mel, vem naturalmente a fase de decepção. É quando a pessoa percebe que o outro (assim como ela) não é tão perfeito quanto você imaginou naquela fase inicial de encantamento. “Isso acontece com todos os casais, e é importante para que vocês cresçam e se desenvolvam juntos (se esse for o objetivo do casal)”, afirmou.

A fase da decepção não significa que você vai deixar de amar, diz especialista

Mas, segundo a dra. Mônica, a fase da decepção não significa que você vai deixar de amar. Significa apenas que você agora consegue enxergar o seu par com maior clareza. “Para ter uma relação saudável, basta equilibrar a balança com os prós e contras da vida real de cada um. Reforçando que ninguém é perfeito como nos contos de fadas”, diz.

Se o casamento evolui de uma forma que fica insustentável, o ideal é entender e respeitar o intervalo de tolerâncias de cada um. Tão importante quanto saber a hora certa de casar é saber a hora certa de sair fora de uma relação onde os benefícios são menores que malefícios. “E está tudo bem. Não estamos mais em tempos de viver relações amargas apenas para manter as aparências”, afirmou.

Veio a separação. O que fazer?

Dificuldades e atropelos sempre vão existir, mas cada um de nós deve saber qual é o seu limite. “A vida acontece aqui e agora. Vai viver amarrado em uma relação infeliz para esperar pelo quê? Pelo futuro? Que futuro é esse?”, pergunta. Mas veio a separação. E agora, o que fazer? Faça uma lista com as 10 coisas mais maravilhosas que aconteceram no seu casamento.

Guarde com carinho todas essas lembranças. Isso é real. Faça também uma lista dos 10 motivos que te fizeram separar. “Foque na sua parcela de contribuição para cada coisa ter acontecido e imagine como poderia ter sido diferente se você tivesse agido de uma maneira diferente. Erros e acertos são 50% responsabilidade nossa. E seguir a vida é aprender com os erros para construir novas relações”, explica.

Depois de dois anos de namoro e um de noivado, casal resolveu oficializar união

O diretor de arte Eliel Pacheco, 25 anos, e a universitária Leyane Pacheco, 20 anos, casaram-se em junho de 2021. Eles namoraram dois anos e ficaram um ano noivos. E resolveram oficializar a união. “Achamos que estava na hora de darmos um passo a mais no nosso relacionamento. Além de que, por sermos evangélicos, temos a crença de que é necessário casar para poder construir um lar dentro dos preceitos de Deus”, disse Eliel.

Ele afirmou que, desde o começo, o casal procurou investir no diálogo. “Além de que procuramos sempre fazer atividades juntos, assim como também procuramos investir em seminários e encontros evangélicos para casais”, contou. Eliel e Leyane também querem aumentar a família, mas não agora. “Pretendemos ter filhos, mais ou menos daqui a 5 anos, que é o temos que consigo me estabilizar completamente”, contou.

image O casamento de Gretchen e Esdras Souza ocorreu no Espaço Náutico Marine Club, na orla de Belém (Thiago Gomes/O Liberal)

"É melhor se casar 20 vezes do que permanecer 20 anos infeliz ao lado da mesma pessoa", diz Gretchen

Já a cantora Gretchen, a Rainha do Rebolado, foi casada 18 vezes. E nunca desistiu de encontrar o amor da vida dela. Também atriz, dançarina e cantora, Gretchen, que é casada atualmente com um paraense, falou sobre o assunto nas redes sociais. Em relação aos que a criticam pelo número de casamentos, ela diz: “Nunca gostei de casar várias vezes, nunca gostei de ter trocado de pessoa, de ter desfeito a minha família, mas, às vezes, as coisas não correm como a gente quer.” Então vamos esperar que desta vez dê certo! E arremata: “É melhor se casar 20 vezes do que permanecer 20 anos infeliz ao lado da mesma pessoa".

image 'Me trouxe à vida de novo', declara Gretchen sobre Esdras
O casal comemora um ano de matrimônio no próximo dia 30

image Alepa entrega o título de Cidadã do Pará à cantora Gretchen
Artista agradeceu a homenagem e se disse motivada a usar sua força pelas mulheres paraenses

Ela se casou em 2020, em Belém, com o músico Esdras de Souza. Em fevereiro deste ano, Maria Odete de Miranda de Souza, conhecida popularmente como Gretchen, recebeu o título de Cidadã do Pará, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas há dois anos escolheu Belém para viver.

Dicas para o casamento:

Para ter uma relação saudável basta equilibrar a balança com os prós e contras da vida real de cada um.

Para quem é recém-casado, a dica é fazer uma lista com os comportamentos que a pessoa mais admira no seu par e, no verso da mesma folha, uma lista das coisas que são inadmissíveis para que a sua admiração permaneça.

Tão importante quanto saber a hora certa de casar é saber a hora certa de sair fora de uma relação onde os benefícios são menores que malefícios.

Faça uma lista com as 10 coisas mais maravilhosas que aconteceram no seu casamento. Guarde com carinho todas essas lembranças. Isso é real. Faça também uma lista dos 10 motivos que te fizeram separar.

Fonte: fisioterapeuta pélvica e educadora sexual Mônica Moura

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ