Baixo Amazonas e Calha Norte entram em bandeiramento preto e municípios terão lockdown

Mudança foi anunciada na manhã deste sábado pelo governador Helder Barbalho e começa a valer a partir de segunda

Redação Integrada
fonte

Por conta do aumento no número de casos registrados do novo coronavírus, a região do Baixo Amazonas e Calha Norte recebeu, ontem (30), novo bandeiramento, passando de vermelho para preto. A mudança significa que os municípios que integram a área entrarão em lockdown. A medida começa a valer a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (1º). O anúncio foi feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho, por meio das redes sociais. 

A medida afeta os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.

“No dia de ontem, o Instituto Evandro Chagas identificou a presença da nova cepa do coronavírus na região do Baixo Amazonas e Calha Norte. Além disso, o aumento na procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de covid-19 nos trazem severas preocupações da capacidade do nosso sistema de saúde de atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região, que está em vermelho, de risco elevado, para preto, para lockdown”, afirmou Helder Barbalho. 

No vídeo, o governador justificou a decisão. “Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus e, consequentemente, problemas graves que podem levar a óbitos muito paraenses. Não podemos deixar que isso aconteça em nosso Estado, por isso, peço a compreensão de cada um, para que possamos, neste momento, preservar a vida e, certamente, logo podermos voltar à nossa realidade. Passará a valer esta condição a partir de meia noite desta próxima segunda-feira”, anunciou.

NOVA CEPA

O Pará registrou, na última sexta-feira (29), os dois primeiros casos da nova variante do SARS-CoV-2 (novo coronavírus), identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas. O vírus foi identificado em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos do município de Santarém, oeste paraense. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ