Bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, recebe ação do castramóvel na próxima semana
A ação começa com cadastro e coleta de sangue de cães e gatos a partir da segunda-feira (04); confira o cronograma

O bairro de Águas Brancas, no município de Ananindeua, na Grande Belém, vai receber a ação do castramóvel a partir da próxima semana. Na segunda e na terça-feira (04 e 05/04), haverá a fase de cadastro e coleta de sangue de cães e gatos. Na quarta e na quinta-feira (06 e 07/04), a castração dos pets cadastrados. Serviço totalmente gratuito.
Confira o cronograma completo:
04/04 (Segunda-feira) - cadastro e coleta de sangue de 60 gatos;
05/04 (Terça-feira) - cadastro e coleta de sangue de 40 cachorros;
06/04 (Quarta-feira) - castração de 60 gatos;
07/04 (Quinta-feira) - castração de 40 cachorros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a programação vai começar às 8h, na Rua D., ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Fernandes - Residencial Bem Viver, em Águas Brancas.
O castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município. A Sesau destacou que o objetivo é evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população e, principalmente, levar o serviço de forma itinerante para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular.
Condições para castração
Durante o momento de cadastro dos animais, é fundamental que os tutores apresentem a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de residência.
É necessário observar os critérios para a castração: os animais devem ser saudáveis; com idade entre 7 meses a 3 anos de vida; e jejum hídrico (6 horas) e sólido (8 horas) apenas no dia do procedimento cirúrgico.
Em caso de cio o animal não poderá ser castrado. O animal deverá estar higienizado antes do procedimento. Em caso de prenhez, a castração só poderá ser feita após o total desmame dos filhotes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA