MENU

BUSCA

Velório de estudantes mortos em acidente na BR-153 será realizado na UFPA

De acordo com o comunicado, o velório na instituição atende a um pedido dos familiares das vítimas

Fernando Assunção (Especial para O Liberal)

O velório dos três estudantes mortos em um acidente de trânsito na rodovia BR-163, em Porangatu (GO), ocorrido na manhã de quarta-feira (16), será realizado no Auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Guamá. A data e o horário da cerimônia serão confirmados após a chegada dos corpos a Belém.

A cerimônia de despedida da quarta vítima, vinculada ao campus da UFPA em Altamira, será realizada naquele município. As informações foram divulgadas pela universidade no início da noite desta quinta-feira (17). De acordo com o comunicado, o velório na instituição atende a um pedido dos familiares das vítimas.

A nota informa que a UFPA, com apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), providenciou os serviços funerários para as vítimas. Após a chegada a Belém, os corpos passarão pelo Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, serão encaminhados à empresa contratada para a organização do velório.

A universidade disse estar empenhada em garantir que o traslado dos corpos ocorra o mais rápido possível. A UFPA mantém contato com a Polícia Científica do Pará para ajustes logísticos. A Força Aérea Brasileira confirmou a disponibilidade de uma aeronave para a operação. Ainda não há confirmação do horário de partida de Goiânia.

Veja a lista dos nomes das vítimas do acidente da UFPA
Os alunos viajavam em comboio rumo ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia

Dois estudantes permanecem em estado grave

O comunicado também atualizou o estado de saúde dos estudantes hospitalizados. Segundo a nota, duas pessoas permanecem em estado grave. Um deles foi transferido, em UTI aérea, para o Hospital de Palmas (TO) nas primeiras horas da manhã. O outro segue internado na UTI do Hospital de Uruaçu (GO).

A UFPA e a Fadesp também viabilizaram o deslocamento dos familiares para que acompanhem os estudantes hospitalizados. A mãe do estudante internado em Uruaçu já está na cidade. O irmão do estudante que está em Palmas deve chegar ao local na madrugada desta sexta-feira (18).

UFPA deve auxiliar na logística dos velórios de estudantes que morreram no acidente em Goiás
Ainda não há confirmação sobre data e horário do traslado das vítimas

Corpos dos quatro membros da UFPA que morreram em acidente aguardam liberação no IML, em Goiânia
Segundo o boletim da UFPA, não há previsão de chegada deles em Belém por conta disso

Outro estudante foi encaminhado ao Hospital dos Olhos, em Goiânia, para atendimento especializado. Ele passou por procedimento cirúrgico e segue em avaliação médica.

Dos dez hospitalizados, sete estudantes já receberam alta médica — seis na noite de quarta-feira e um na manhã desta quinta. Cinco seguiram para Goiânia, enquanto dois retornaram diretamente a Belém. Com o apoio da Fadesp, eles foram encaminhados a Palmas (TO), de onde seguirão para a capital paraense.

Central de Acolhimento

A UFPA mantém uma Central de Acolhimento no prédio Mirante do Rio, no Campus Básico (bairro Guamá), em Belém, com atendimento presencial às famílias das vítimas e aos demais envolvidos. No local, uma equipe multiprofissional — composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos — está disponível para oferecer apoio emocional e orientação. O atendimento remoto também pode ser acessado pelo número (91) 98272-1213, para os casos em que o deslocamento até o campus não seja possível.

As ações realizadas pelas equipes de apoio incluem: comunicação direta com os familiares para a organização dos ritos de despedida; contato individual com os estudantes ainda em viagem; acolhimento remoto aos motoristas e aos servidores que integravam a caravana; e apoio emocional a familiares, amigos e coletivos estudantis impactados pelo ocorrido.

Sete estudantes da UFPA recebem alta hospitalar após acidente em Goiás; três permanecem internados
Entre os alunos que continuam hospitalizados, um deles está em estado grave

Vítimas de acidente com micro-ônibus da UFPA recebem homenagens na abertura do congresso da UNE
Em meio à dor e à comoção, os participantes do congresso realizaram um ato simbólico, com falas emocionadas, palavras de protesto e cartazes em homenagem aos estudantes

A nota ressalta que novas informações serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais da Universidade Federal do Pará, conforme forem confirmadas pelas fontes competentes. A Administração Superior da UFPA mantém contato contínuo com as autoridades locais, estaduais e federais para assegurar a prestação de assistência integral às vítimas e suas famílias.

“Neste momento de profunda tristeza, reforçamos nosso compromisso institucional com a verdade, a responsabilidade e o cuidado com a vida”, finaliza o comunicado.

O acidente

Cinco pessoas morreram no acidente entre uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus na rodovia BR-153. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (16), em Porangatu, região norte de Goiás. O acidente envolveu um micro-ônibus que transportava alunos da UFPA. Entre as vítimas que faleceram na tragédia estão três estudantes, o motorista do micro-ônibus e o condutor da carreta. Os estudantes participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conunine), na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.