Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Alunos se preparam para a reta final do Enem

Segunda etapa do exame ocorre neste domingo e irá cobrar questões de Matemática e Ciências da Natureza

O Liberal

Faltando três dias para a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos costumam ficar mais ansiosos e nervosos para a realização do exame. Enquanto uns iniciam maratonas de revisão, outros aproveitam os últimos dias para descansar e se preparar psicologicamente para a prova que tem 5h de duração. Seja qual for a escolha para esses últimos dias, o importante é estar preparado para resolver as 90 questões e assim conseguir o resultado esperado.

Para o professor de Matemática José Barbosa, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, o processo de preparação para as provas de Matemática e Ciências da Natureza já chegou — ou ao deveria ter chegado — ao ápice. “Agora nestes últimos dias deve ser a fase de manutenção daquilo que foi trabalhado durante este ano. É momento dos últimos detalhes, revisar pontos específicos que cada um julga necessário para aperfeiçoar sua preparação. Em caso de revisão nesta reta final, procurar estudar os assuntos que o estudante tenha mais dificuldade, através de videoaulas, resumos e resolução de itens semelhantes aos que serão cobrados na prova. Porém, sem viradas que lhe façam perder o sono e gerar situações de estresse”, detalha.

Barbosa orienta que os alunos evitem aulas de revisões no sábado, véspera da prova. Segundo ele, um item não compreendido ou uma explicação mal colocada, pode fazer desmoronar o emocional e gerar dúvidas e insegurança, colocando em risco toda a preparação desenvolvida durante todo o período de estudo.

“Muitos estudantes ficam nervosos, ansiosos com a chegada das provas. Essa ansiedade pode afetar o desempenho do estudante na atividade. Para minimizar essas situações, as habilidades socioemocionais precisam ser trabalhadas. Assistir uma série, passear, ir ao cinema, andar de bicicleta, colocar o sono em dia, são exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas nesses dias que antecedem essa segunda etapa de provas. É necessário relaxar o corpo e a mente para que, no domingo, o aluno possa explorar ao máximo toda a sua preparação”, conclui o professor de Matemática.

 

Professor destaca necessidade de descanso e experiência para os que perderam prova

O professor de Física Edivaldo Caldas, do Colégio Santa Rosa, diz que as revisões valem a pena nesses últimos dias, porém é necessário equilibrar com o momento de lazer. “A revisão é o término da preparação de todo vestibulando. Como a prova é feita em cima das habilidades de cada área, existem objetos de conhecimento que inevitavelmente vão aparecer. Então, nesta reta final, é melhor focar nos assuntos apontados pelas habilidades. Porém, é necessário dosar os estudos. Eu aconselho que o aluno  procure dormir mais, tipo, umas 8h ou 9h por dia. A saúde física e mental são fundamentais para uma prova que é extremamente desgastante”, diz.

Edivaldo conselha ainda aqueles que, por algum motivo, não conseguiram participar da primeira etapa do Exame. “Se o aluno perdeu a primeira prova, é claro que fica desmotivado, porque são anos de preparação. Porém, eu aconselho que o aluno faça o segundo dia, como forma de experiência. Principalmente para que ele se sinta dentro do processo, verifique o tempo que ele gastaria para resolver a prova para traçar a sua estratégia para o ano seguinte”, ressalta Edivaldo Caldas, professor de Física do Colégio Santa Rosa.

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)



 

Dicas para a reta final

- Desenvolver atividades de manutenção do que foi estudado, apenas até a sexta-feira

- Não fazer viradas de estudo

- Tirar o sábado para descanso

- Ficar mais com a família e amigos

-  ir ao cinema ou a uma praça

- Dormir bem

- Realizar atividades de relaxamento

- Cuidar da alimentação

 

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ