Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vulcão capaz de provocar tsunami que pode chegar ao Brasil entra em nível de alerta

Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja, em La Palma, começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.

O Liberal

Um temido vulcão no Atlântico que especialistas dizem que poderia provocar um grande tsunami, do Brasil aos Estados Unidos, em caso de colapso, passou a chamar atenção dos cientistas nos últimos dias por um aumento da atividade sísmica. As informações são do portal O Tempo.

Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias. O nível de alerta foi aceso por autoridades da Espanha para erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa da África.  

A informação foi anunciada pelo portal “MetSul Meteorologia” nesta semana e divulgou que a região de La Palma enfrenta aumento nos movimentos de vulcões "acompanhando a tendência de alta desde 2017 e que ganhou maior força desde 2020". "Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem, foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de, apenas, 4 quilômetros", detalhou o portal.

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao UOL.

 

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO