Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vitória-régia gigante é descoberta após ficar escondida por 177 anos em jardim botânico

A espécie esteve no local o tempo todo, mas passou despercebida

O Liberal

Uma equipe de cientistas de um jardim botânico de Londres, na Inglaterra, revelou a descoberta da maior espécie de nenúfar, a vitória-régia, como é popularmente conhecida. As informações são do G1 e da CNN.

VEJA MAIS

Floresta de 290 milhões de anos é encontrada no sul do Brasil
As árvores estão conservadas e com suas raízes e na posição vertical. A descoberta é a mais importante do hemisfério Sul da terra

Nova espécie de ave é descoberta na Amazônia por pesquisadores do Pará
O estudo iniciou em 2013 e foi conduzido por um grupo de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade de Helsinki, na Finlândia

Descoberto fóssil de 'homem dragão', nova espécie humana
Homo longi pode ser 'parente mais próximo' do Sapiens, descoberta que muda a escala evolutiva

A espécie esteve no jardim botânico o tempo todo, mas passou despercebida. Isso porque a planta, com folhas de até três metros de largura, estava sendo tratada com a identidade errada. Os cientistas inicialmente acreditavam que havia apenas duas subespécies de lírios gigantes, a Victoria amazonica e a Victoria cruziana. A nova espécime foi batizada de Victoria boliviana, em homenagem aos parceiros bolivianos da equipe de pesquisa.

Carlos Magdalena, horticultor especialista mundial em nenúfares e líder da equipe de pesquisa, suspeitou durante anos da existência dessa terceira espécie. A oportunidade de de provar suas suspeitas veio quando recebeu uma coleção de sementes das instituições bolivianas Jardim Botânico Santa Cruz de La Sierra e Jardins La Rinconada, em 2016.

“Por quase duas décadas, tenho examinado cada foto de nenúfares selvagens na internet, um luxo que um botânico dos séculos 18, 19 e a maior parte do século 20 não tinha”, disse. “Aprendi muito no processo de nomear oficialmente esta nova espécie e foi a maior conquista da minha carreira de 20 anos em Kew”, completou.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO