Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vírus vindos de animais podem levar a novas pandemias

Pesquisadora afirma que estilo de vida atual, com muitas viagens e aumento populacional, aumenta riscos

Redação Integrada com informações do Daily Mail

É provável que mais doenças pandêmicas passem dos animais para os humanos em breve por causa do estilo de vida moderno, alertou Sarah Gilbert, especialista por trás da vacina covid-19 da Universidade de Oxford. Ela explica que o aumento das viagens pelo mundo e o aumento da população estão aumentando o risco de surtos desses tipos de infecções.

As doenças transmitidas por animais tornaram-se mais comuns nos últimos anos devido à intensa produção de carne e ao desmatamento, que colocam os animais mais próximos uns dos outros e dos humanos.

A professora Gilbert disse que a atual pandemia destacou como as viagens internacionais agravam a disseminação desses vírus e as populações maiores tornam mais difíceis de erradicar patógenos como o novo coronavírus.

A origem exata da covid-19 é atualmente desconhecida, mas o consenso é que ele se originou nos morcegos antes de saltar para outro animal, que então o passava para as pessoas.

Gilbert, vacinologista do Instituto Jenner de Oxford, disse ao The Independent que, por causa da maneira “como as coisas estão indo no mundo, é mais provável que tenhamos infecções zoonóticas causando surtos no futuro”.

“Maior densidade populacional, maior deslocamento, desmatamento - todas essas coisas tornam mais provável que esses surtos aconteçam e então algo se espalhe”, alertou.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO