Venezuela acusa EUA de 'pirataria internacional' e 'roubo descarado' de navio petroleiro

Os EUA anunciaram ontem que capturaram um navio petroleiro na costa da Venezuela

Redação O Liberal com informações da AE

A Venezuela denunciou um "ato de pirataria internacional" atribuído aos Estados Unidos, após a apreensão de um navio petroleiro no mar do Caribe. O governo venezuelano considera a ação um "roubo descarado" e destaca que foi publicamente anunciada pelo então presidente Donald Trump.

O chanceler Yván Gil Pinto, por meio do Telegram, afirmou que o incidente não é isolado. Segundo a Venezuela, Washington teria declarado, em sua campanha de 2024, o objetivo de obter o petróleo venezuelano sem compensação.

Caracas interpreta a apreensão como parte de um "plano deliberado de despojo" das riquezas energéticas do país. O episódio intensifica as tensões entre as duas nações.

Venezuela aponta litígio da Citgo e "mudança de regime"

A Venezuela relaciona o caso do petroleiro ao litígio da Citgo, descrevendo-o como um "roubo mediante mecanismos judiciais fraudulentos". O governo também denuncia tentativas de "mudança de regime", visando a saída forçada de Nicolás Maduro, com apoio ocidental.

Os Estados Unidos confirmaram a ação. "Como vocês provavelmente sabem, acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela", declarou Donald Trump. Ele descreveu o navio como "muito grande. O maior já apreendido."

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO