Presidente da Síria diz que país busca acordo de segurança com Israel visando 'paz abrangente'

Estadão Conteúdo

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, afirmou que Damasco está trabalhando ativamente para alcançar um acordo de segurança com Israel, com a participação de vários países. Em uma entrevista à Al Jazeera, al-Sharaa disse esperar que o acordo possa servir como porta de entrada para uma paz abrangente.

O líder sírio também garantiu que um eventual acordo não comprometeria o direito da Síria às Colinas de Golã, que Israel ocupa desde 1973.

Segundo al-Sharaa, a Síria está evitando confrontos com Israel, e um acordo de segurança poderia abrir caminho para uma solução mais ampla e abrangente para a crise. A declaração ocorre após repetidas incursões e ataques israelenses no sul da Síria desde que al-Sharaa chegou ao poder, em dezembro de 2024, após a queda do governo de Bashar al-Assad.

Al-Sharaa também confirmou que a Síria não pretende realizar qualquer intervenção militar no vizinho Líbano. Em vez disso, ele disse que seu governo discute atualmente maneiras de ajudar as autoridades libanesas a superar a crise atual e conduzir o país em direção à estabilidade.

O sul do Líbano está atualmente ocupado por Israel, em meio a meses de confrontos entre o Hezbollah e as forças israelenses.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO