Prêmio Nobel de Química vai para trio que criou ferramenta criativa para construção de moléculas

Comitê do Nobel afirma que trabalho dos cientistas permitiu que tratamentos contra o câncer possam ser mais direcionados

O Liberal

O Prêmio Nobel 2022 em Química vai para três cientistas que desenvolveram uma ferramenta criativa para construção de moléculas com o "desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal”. Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões). Eles foram anunciados nesta quarta-feira (5), pela Academia Real das Ciências da Suécia.

VEJA MAIS

Prêmio Nobel de Física vai para trio que realizou estudos sobre mecânica quântica
Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões)

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Suu Kyi é condenada a prisão com trabalho forçado; entenda
Os militares tomaram o poder em Mianmar em fevereiro de 2021. Suu Kyi é uma das principais líderes da oposição

Russo vencedor do prêmio Nobel da Paz irá realizar leilão para ajudar crianças ucranianas
Dmitry Muratov, vencedor da edição de 2021 do prêmio, anunciou que irá direcionar todo o dinheiro para a Unicef, que mantém forças para auxiliar crianças na Ucrânia

Segundo o Comitê do Nobel, o trabalho do trio permitiu que tratamentos contra o câncer possam ser mais direcionados. Bertozzi e Sharpless são americanos, enquanto Meldal é dinamarquês. É a segunda vez que Sharpless recebe um Nobel. Em 2001, ele ganhou o prêmio por outro trabalho na área.

Até 2021, das 187 pessoas agraciadas com o Nobel em Química, apenas 7 eram mulheres. Entre elas, a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO