Parlamento português aprova a eutanásia; presidente tem 8 dias para promulgação

Esta é a quinta vez que a lei é submetida a votação no plenário, após passar por dois vetos presidenciais e outros dois por inconstitucionalidade

O Liberal
fonte

O parlamento de Portugal aprovou, com um total de 129 votos a favor, uma abstenção e 81 votos contra, o decreto vetado pelo Presidente da República sobre a eutanásia, ou morte medicamente assistida, obrigando a sua promulgação. A confirmação se deu na última sexta-feira (12). 

É a quinta vez que o parlamento aprova um decreto sobre a despenalização da eutanásia, depois de dois vetos políticos de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, e dois vetos na sequência de inconstitucionalidades decretadas pelo Tribunal Constitucional.

VEJA MAIS

image Presidente de Portugal veta novamente lei que permitiria eutanásia
O veto foi anunciado na noite dessa segunda-feira

image Sobrevivente de ataque terrorista em Bruxelas opta por eutanásia: 'me sinto como um fantasma'
Shanti de Corte sobreviveu ao ataque terrorista de Bruxelas, no dia 22 de março, após duas explosões no aeroporto onde estava

image Alain Delon pede a filho que providencie sua eutanásia
Aos 86 anos, o ator francês sofreu duplo AVC em 2019 e hoje mora na Suíça, onde o procedimento é legal

Prazo para promulgação

Desta vez, porém, Marcelo é obrigado a promulgar o documento, uma vez que, de acordo com a Constituição da República, perante um veto político, o parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções. Assim que o decreto for novamente enviado para Belém, Marcelo tem oito dias para anunciar a sua promulgação.

A aprovação rendeu forte repercussão. No último sábado (13), o Papa Francisco criticou o projeto, considerando que o parlamento português “promulgou uma lei para matar”.

Nesta segunda-feira (15), o Grupo de Trabalho Inter-Religioso Religiões-Saúde (GTIR), que agrupa diferentes confissões religiosas, voltou se manifestou contra o projeto, considerando que, com a sua aprovação, “uma fissura irreparável foi aberta no dique da vida”, segundo informações da Agência Lusa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO