Nasa prepara nave Orion para missão Artemis II com destino à órbita da Lua
O lançamento da tripulação com quatro astronautas está previsto para setembro de 2025 e deve durar 10 dias

A Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) divulgou, nessa quarta-feira (3), mais um teste realizado na espaçonave Orion, parte da missão Artemis II - cujo objetivo é orbitar a Lua. Um guindaste de 30 toneladas suspendeu o veículo em uma câmara de altitude, submetendo-o a testes eletromagnéticos. O teste ocorreu no dia 28 de junho.
VEJA MAIS
Provas de verificação de subsistemas e checagem de possíveis vazamentos nos sistemas de propulsão foram realizados. Os próximos testes a serem realizados na Orion são de quase vácuo total, para simular a experiência no espaço próximo à Lua, e baixa pressão. Os dados obtidos com os testes serão utilizados para qualificar a segurança da espaçonave, segundo a Nasa.
Com quatro tripulantes, o lançamento da nave da missão Artemis II está previsto para setembro de 2025 e deve durar 10 dias. A Nasa classifica a Artemis II como “o primeiro voo tripulado por humanos da Nasa em capacidades do espaço profundo, pavimentando o caminho para futuras missões na superfície lunar”.
Entre os tripulantes, está o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e os especialistas de missão Christina Koch e Jeremy Hansen.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA