CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nasa planeja dar uma volta ao redor da lua com tripulantes no início de 2026

A última vez que a agência espacial promoveu uma missão lunar tripulada foi há 50 anos

Victoria Rodrigues
fonte

A Agência Espacial Americana (Nasa) informou nesta terça-feira (23) que realizará o lançamento da missão Artemis 2, que tem como propósito dar uma volta ao redor da Lua com a nave tripulada. Para isso, o veículo espacial será lançada do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, e, quando regressar, pretende aterrissar no Pacífico leste, junto à costa da cidade de San Diego, nos Estados Unidos.

Ao todo, três astronautas americanos e um canadense viajarão a bordo no dia 5 de fevereiro de 2026 para a missão e nesta data a Nasa pretende fazer história ao realizar o primeiro voo tripulado do programa Artemis. O intuito do projeto é testar e validar os sistemas da nave em preparação para a Artemis 3, a fim de marcar o regresso dos humanos à superfície da Lua após mais de cinco décadas.

No total, a missão tem previsão para terminar em 10 dias, sendo contabilizados o tempo de ida, de estudos na órbita lunar e da volta dos tripulantes. A cápsula Orion ficará responsável por transportar os quatro astronautas da Artemis 2 e, desse modo, orbitará a Terra uma vez antes de seguir em direção à Lua, a uma distância de quase 10.000 quilômetros, antes de retornar ao planeta mais uma vez.

VEJA MAIS

image Por que descobertas da Nasa dão pistas sobre possíveis sinais de vida em Marte
Esse seria "o mais perto que chegamos de descobrir vida antiga em Marte"

image Nasa acelera planos e pretende construir o primeiro reator nuclear na Lua até 2030
O país ambiciona instalar uma base permanente para humanos viverem na superfície lunar

image Nasa detecta buraco negro de categoria rara devorando estrela; veja vídeo

Qual o objetivo da viagem espacial?

A Nasa pretende enviar tripulantes para o espaço em uma missão na órbita lunar para fazer diversas experiências e estudar os efeitos das viagens espaciais na saúde humana. Para conseguir cumprir esse objetivo, vão ser monitorados a atividade física, o sono e as interações dos astronautas que estarão a bordo da cápsula, de modo semelhante ao que acontece com as “pulseiras fitness”.

Mudança de planos

Inicialmente, a Nasa havia se comprometido originalmente a lançar a Artemis 2 no máximo até abril de 2026, mas a administradora adjunta interina da Direção de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, Lakiesha Hawkins, revelou que a agência desejava acelerar os preparativos. Com isso, ficou acordado que a nave está prevista para ser lançada em fevereiro do ano que vem para a Lua.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO