Nasa descobre novo planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável

Um artigo sobre o planeta recém-descoberto será publicado no jornal The Astrophysical Journal Letters. O planeta está a cerca de 100 anos-luz da Terra

Luciana Carvalho
fonte

Cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) identificaram um novo planeta fora do Sistema Solar. Este é o segundo mundo com tamanho semelhante ao da Terra do sistema planetário, segundo a agência americana. As informações são do portal Terra. 

O resultado da descoberta foi apresentado na terça-feira (10), na 241ª reunião da American Astronomical Society (Sociedade Astronômica Americana), em Seattle, nos Estados Unidos. Um artigo sobre o planeta recém-descoberto será publicado no jornal The Astrophysical Journal Letters.

O novo planeta foi identificado com base em dados usados da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da Nasa. Denominado como TOI 700 e, o planeta orbita dentro da chamada zona habitável otimista, ou seja, a faixa de distâncias onde a água líquida pode ocorrer na superfície de um planeta. Ele está a cerca de 100 anos-luz da Terra e tem 95% de seu tamanho, sendo provavelmente rochoso.

VEJA MAIS

image Nasa faz homenagem a Pelé ‘colorindo’ galáxia em verde e amarela: ‘Para o rei do jogo bonito’
O Rei Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29) aos 82 anos

image Nasa consegue lançar Artemis I e retoma missões à Lua
Se tudo der certo, a agência planeja uma viagem tripulada com a Artemis 2 ao redor da Lua em 2024

image Nasa monitora asteroide que passará pela Terra; veja a data, horário e como assistir a passagem
A rocha galáctica tem um tamanho de um arranha-céu. A velocidade dessa passagem do asteroide pela terra será de 84,5 mil km/h, cerca de 68 vezes a velocidade do som

"Os cientistas definem a zona habitável otimista como o intervalo de distâncias onde a água líquida da superfície pode estar presente em algum momento da história de um planeta", segundo informações da Nasa.

Antes do TOI 700 e, os astrônomos descobriram três planetas neste sistema TOI 700, chamados TOI 700 b, c e d. O planeta d também orbita na zona habitável. O TOI 700 e leva cerca de 28 dias para orbitar sua estrela, colocando o planeta e entre os planetas c e d na chamada zona habitável otimista.

Em 2020, a equipe da Nasa anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

"É um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos", afirma Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, que liderou o trabalho.

"Isso torna o sistema TOI 700 uma perspectiva interessante para acompanhamento adicional. O planeta 'e' é cerca de 10% menor que o planeta ''d, então o sistema também mostra como as observações adicionais do Tess nos ajudam a encontrar mundos cada vez menores", explicou.

(Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de O Liberal.com).

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO