Menino de 11 anos que fugiu sozinho da Ucrânia reencontra a mãe; família é refugiada da Síria

Hassan Al-Khalaf cruzou a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, sozinho, com uma sacola de plástico, o passaporte e o telefone do irmão escrito na mão

O Liberal
fonte

Aos 11 anos, Hassan Al-Khalaf cruzou a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, sozinho, com uma sacola de plástico, o passaporte e o telefone do irmão escrito na mão. O caso aconteceu no dia 6 de março e ganhou grande repercussão mundial. Dez dias depois, o pequeno ucraniano já está com a mãe, Yulia. As informações são do Portal IG.

VEJA MAIS

image Mais de 3 milhões de refugiados já deixaram a Ucrânia; 103 crianças morreram
A procuradora-geral ucraniana afirmou que os russos matam, pelo menos, cinco crianças a cada dia

image Sobe para 2,8 milhões o número de refugiados ucranianos
Se o conflito continuar, o número de refugiados poderá ultrapassar 4 milhões de pessoas, e o número de deslocados internos poderá chegar a 6,7 milhões

"O impossível tornou-se realidade. Hassan, que viajou sozinho da Ucrânia e cuja história ganhou o mundo inteiro, já está com a mãe. Depois de uma jornada muito longa e difícil, conseguiram encontrar-se na Eslováquia. Mãe, avó e cinco irmãos estão todos bem, juntos e seguros. Obrigado a todos que ajudam refugiados da Ucrânia", informou a polícia da Eslováquia, em comunicado.

Agora que a família está unida novamente, os detalhes envolvendo a viagem solitária do garoto foram revelados. A mãe decidiu não deixar a avó do menino, que tem dificuldades de locomoção, sozinha. Por isso, quando a invasão militar da Rússia começou, três irmãs de Hassan viajaram para encontrar o irmão mais velho que já morava e estudava em Bratislava. Caso fizessem a travessia em segurança, Hassan iria em seguida, como ocorreu.

Porém, a intensificação dos bombardeios russos forçou as duas mulheres que ficaram para trás a também deixar a Ucrânia. Com a ajuda de voluntários a mãe e avó de Hassan conseguiram sair da zona de conflito dias e salvar até o cachorrinho da família. O reencontro tão esperado da família ocorreu na última terça-feira (15).

Síria

Essa não é a primeira vez que a família do menino foge de uma guerra. O pai de Hassan morreu na Síria e, na época, a mãe, ucraniana, voltou com os filhos para a terra natal. "Perderam tudo de novo, mas dessa vez a guerra não tirou ninguém deles. Eles estão juntos e é isso que importa", ressaltou a polícia local.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO