Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ômicron: veja em quais países a nova cepa da covid-19 já chegou

Até o momento, 14 países já detectaram casos de covid-19 associados à nova mutação

O Liberal

A variante Ômicron do novo coronavírus, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já foi identificada, até a manhã desta segunda-feira (29), em, pelo menos, 14 países. A nova cepa tem sido amplamente monitorada pelos sistemas de vigilância genômica do vírus do mundo todo. As informações são do portal CNN Brasil.

VEJA MAIS

Ômicron: médica que diagnosticou primeiros pacientes relata sintomas leves Para Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, medidas restritivas adotadas por alguns países contra variante são precipitadas

Variante Ômicron chega a quatro continentes; Holanda confirma 13 casos A descoberta da Ômicron na semana passada, pela Organização Mundial da Saúde, gerou preocupações em todo o mundo de que a nova cepa poderia ser mais resistente à vacina

Japão barrará entrada de estrangeiros no país, para conter variante Ômicron As medidas são temporárias até que os riscos da variante Ômicron se tornem mais claros

Risco global referente à variante Ômicron do coronavírus é muito alto, diz OMS A cepa tem até 36 mutações na proteína S ("spike" ou espícula), usada pelo vírus como veículo de ligação com as células humanas.

Veja quais países já detectaram casos:

África do Sul: 77 casos na Província de Gauteng;
Alemanha: dois casos na região da Baviera; também há 1 caso com “alta probabilidade” em Hesse;
Austrália: dois casos confirmados em Sidney;
Bélgica: um caso, de um viajante que voltou do Egito em 11 de novembro;
Botsuana: quatro casos, todos de estrangeiros que foram ao país missão em diplomática e já deixaram o local;
Hong Kong: um caso, de uma pessoa que viajou à África do Sul;
Israel: um caso, de uma pessoa que viajou ao Malaui, e mais sete casos suspeitos;
Itália: um caso confirmado, de um homem que chegou de Moçambique;
Inglaterra: Foram detectado três casos da variante Ômicron, um na capital Londres e outros dois no interior do país.
Escócia: Foram confirmados seis casos da nova cepa da Covid-19. Os casos escoceses estão nas áreas de Glasgow e Lanarkshire, de acordo com um comunicado à imprensa do governo.
Holanda: As autoridades da Holanda afirmaram que 61 de cerca de 600 pessoas que chegaram a Amsterdã em dois voos da África do Sul na sexta-feira testaram positivo para a Covid-19. “Em várias das pessoas testadas, presume-se que a variante Ômicron foi encontrada”, disse o Instituto Holandês de Saúde (RIVM) em um comunicado.
Portugal: Portugal anunciou, nesta segunda (29), que foram identificados 13 casos da variante Ômicron ligados a um time de futebol de Lisboa. Um dos atletas viajou para a África do Sul recentemente.
Dinamarca: Na manhã de domingo (28), a Dinamarca registrou dois casos da variante Ômicron em viajantes que chegaram da África do Sul. 
Canadá: Dois casos da variante Ômicron foram confirmados no Canadá, disseram autoridades provinciais de saúde no domingo (28).

Alerta mundial

A variante acionou um alerta de preocupação mundial pois tem 50 mutações, algo nunca visto em nenhuma outra cepa anterior, como a Delta ou a Alfa.A linhagem foi relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul no dia 24 de novembro.

O sequenciamento do genoma revelou que a variante Ômicron foi responsável por todas as 77 amostras de vírus analisadas em Gauteng, onde fica a cidade de Joanesburgo, coletadas entre 12 e 20 de novembro.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO