Investigação que derrubou primeiro-ministro de Portugal teria confundido nome de António Costa

MP pode ter errado na transcrição das escutas telefônicas e trocado o nome do ministro da economia António Costa Silva com o do primeiro-ministro António Costa

O Liberal
fonte

As investigações do Ministério Público de Portugal que levaram António Costa, do Partido Socialista, a renunciar do cargo de primeiro-ministro podem ter cometido um grave erro: trocado os nomes durante a transcrição das escutas telefônicas. Segundo a defesa de um dos investigados, na análise da conversa entre um consultor e um administrador da empresa Start Campus, o MP teria confundido o nome do premiê com o ministro da economia de Portugal, António Costa Silva.

VEJA MAIS

image Primeiro-ministro de Portugal pede demissão após ser alvo de operação policial
António Costa é investigado pelo Ministério Público português por envolvimento em suposto esquema irregular de exploração de lítio e de hidrogênio verde por parte do governo do país

image Portugal diz que PCC tem mil integrantes agindo no país
Relatório da segurança portuguesa afirma que facção controla distribuição de cocaína para outros países europeus

Na gravação, o consultor Diogo Lacerda Machado teria recebido um pedido do administrador da Start Campus, Afonso Salema, para que solicitasse à Comissão Europeia uma mudança nas normas de atividade econômica para datacenters. Ele cita, então, os ministérios em que o assunto pode ser tratado. "Se for finanças, eu falo logo com o Medina [ministro das Finanças português] ou com o António Mendes, que é secretário do Estado. Se for economia, arranjo maneira depois de chegar ao próprio António Costa [nesse caso, referindo-se ao ministro da Economia]", disse.

De acordo com a CNN Portugal, durante os interrogatórios judiciais com Machado, o Ministério Público reconheceu que a transcrição da escuta estava incorreta.

image União Europeia questiona Portugal a respeito dos vistos de turistas brasileiros; entenda o caso
Segundo a Comissão Europeia, a permissão concedida por Portugal para viajantes de países de Língua Portuguesa não autoriza viagens a demais países do continente

image Cidade de Portugal tem ruas inundadas por vinho após explosão de depósito; vídeo
A Destilaria Levira, responsável pela bebida, disse que assumirá a responsabilidade pelos danos causados pelo vazamento

A operação policial deflagrada na semana passada investiga um suposto esquema irregular de exploração de lítio e de hidrogênio verde por parte do governo português. Na ocasião, sedes de ministérios foram revistados e o chefe de gabinete de António Costa, o premiê, chegou a ser preso. O primeiro-ministro renunciou ao cargo, mas segue como governante interino até março, quando o país terá eleições antecipadas.

Nesta quarta-feira (15), a Presidência da República informou que António Costa vai assumir "funções de ministro das Infraestruturas", segundo a RTP.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO