Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 20º dia de conflito
Confira o resumo dos fatos recentes mais relevantes da guerra

Nesta terça-feira, 15, o conflito entre Rússia e Ucrânia completa 20 dias. As últimas horas da guerra foram marcadas pela morte de uma gestante que foi atigindida em um bombardeio a uma maternidade; explosões no centro de Kiev, capital ucraniana; novas atualizações sobre números de refugiados; a descoberta de um fotógrafo paraense que está na localidade registrando o conflito; e mais uma tentativa de acordo entre os dois países, agendada para esta terça.
Veja os principais fatos recentes da guerra:
- Uma mulher grávida que havia sido ferida na maternidade de Mariupol, na Ucrânia, na semana passada, não sobreviveu aos ferimentos, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia. O bebê que ela esperava também morreu.
- Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que fragmentos de um foguete da Rússia atingem uma estrada em Kurenivka, distrito de Kiev, capital da Ucrânia.
- No momento em que tropas russas de aproximam de Kiev, capital da Ucrânia, um edifício residencial foi bombardeado na cidade. O prédio fica no distrito de Obolon e o incêndio foi controlado por bombeiros depois de ‘disparos de artilharia’ durante a madrugada.
- A Ucrânia conseguiu retirar mais de 4 mil civis de áreas de conflitos por sete corredores humanitários, disse a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk em uma transmissão.
- Enquanto muitos repórteres brasileiros dos principais veículos de comunicação do país estão deixando a capital ucraniana por causa das crescentes tensões entre Ucrânia x Rússia, o fotógrafo paraense Gabriel Chaim é o único que segue por conta própria cobrindo a guerra internacional há mais de duas semanas.
- Novas imagens de satélite divulgadas nesta segunda-feira (14) mostram a destruição em Mariupol, cidade portuária do Mar Negro, ao sul da Ucrânia, em meio à guerra da Rússia com o país governado por Volodymyr Zelensky.
- A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou, nesta segunda-feira (14), que os Estados Unidos não possuem interesse no início de uma Terceira Guerra Mundial e nem no envio de tropas para a guerra na Ucrânia.
- O conselheiro presidencial e negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse, por meio de uma postagem no Twitter nesta segunda-feira (14), que a quarta rodada das conversas com a Rússia foi paralisada até a terça-feira (15) para uma “pausa técnica”.
- O número de refugiados que fugiram da Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, chegou a 2,8 milhões, dos quais mais da metade (1,7 milhão) foram para a vizinha Polônia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA