Golpes no WhatsApp usam marcas Melissa e Tramontina

Mais de 70 mil pessoas já acessaram o link suspeito

Com informações do Tech Tudo

Circulam no WhatsApp duas falsas promoções envolvendo a marca de calçados femininos Melissa e a Tramontina, fabricante de utensílios de cozinha. O primeiro texto promete 3 mil pares de sapatos grátis e já conta com mais de 60 mil acessos e compartilhamentos. A segunda corrente diz oferecer 3 mil jogos de panelas de graça, e já teve mais de 11 mil interações.

Com base em outros golpes, é possível concluir que o objetivo seria ganhar dinheiro com anúncios fraudulentos. Além disso, por trás dos links, hackers podem tentar roubar dados dos usuários.

Ambas as mensagens podem ser consideradas tentativas de golpes de phishing, operando de modo semelhante a uma suposta promoção da Adidas, que ganhou força no início desta semana. No mês da Black Friday, pode ser comum o compartilhamento de ofertas falsas pelo WhatsApp.

O Google Trends, site que monitora as buscas feitas no Google, detectou um aumento repentino na procura do termo "melissa 40 anos" ao longo da última semana, em referência ao aniversário da marca, suposto motivo da promoção. Outras pesquisas populares incluem "melissa grátis" e "promoção tramontina". As falsas ofertas também geraram repercussão no Twitter — alguns usuários relataram terem recebido os boatos enviados por múltiplas fontes.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!