CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entenda por que algumas raças de cães são mais brincalhonas

Pesquisadores decifram motivo de pastores alemães serem mais dispostos a brincadeiras

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

Os amantes de animais que desejam um cão brincalhão que persegue gravetos e brinque de cabo de guerra podem optar por uma raça específica.

Isso porque alguns cães são menos brincalhões que outros. Estudo descobriu cães pastores, retrievers e pastores alemães estão entre os mais dispostos a brincadeiras.

Os pesquisadores analisaram o comportamento de quase 190.000 cães de mais de 138 raças para julgar a disposição para brincadeira.

Eles descobriram que raças criadas para trabalhar junto com os tutores, como os collies, que arrebanham ovelhas, ou foxhounds tradicionalmente usados ​​para a caça, tendem a ser mais brincalhonas.

Animais menores de companhia, como chihuahuas e shih tzus, não brincam tanto.

O professor Niclas Kolm, primeiro autor do estudo da Universidade de Estocolmo, observa que “raças que normalmente trabalham em estreita colaboração com seus donos, como cães de pastoreio e de esporte, são mais propensos a brincar e jogar”.

“No passado, esses animais podem ter sido treinados usando a hora de brincar como recompensa, e é por isso que eles preferem isso. Ou pode ser que as pessoas que trabalham junto com os cães usem as brincadeiras para se relacionar com eles e para praticar uma comunicação eficiente para outras tarefas”, explicou.

Metodologia

O estudo, publicado na revista Biology Letters, testou as raças em ação com os seus tutores.

Na metodologia, o tutor de cada cachorro pegava um pano torcido usado como brinquedo de cachorro e jogava para um estranho, que então o jogava para o animal buscar.

Em seguida, o estranho segurou o pano com as duas mãos para ver se o cão faria um jogo de cabo de guerra para afastá-lo.

Os cães foram pontuados por sua disposição para brincar, desde aqueles que não mostraram interesse até aqueles que pularam e brincaram muito ativamente.

Aqueles cães com pontuações intermediárias podem, por exemplo, ter demorado para começar a jogar, brincado menos ativamente ou mostrado apenas interesse no trapo sem se aproximar dele.

Os cães foram divididos em sete grupos, incluindo raças esportivas e de cães tradicionalmente usadas para caça, raças de pastoreio como collies, cães domésticos não esportivos, como dálmatas e buldogues, e cães de companhia menores na categoria "brinquedo", que incluía yorkshire terriers e chihuahuas.

image Pugs são menos dispostos a brincar com tutores (Steshka Willems / Pexels)

Os cães mais brincalhões foram os grupos de esporte e pastoreio, incluindo cães ponteiros e malinois.

Os cães não esportivos e de “brinquedo” tinham menos probabilidade de se envolver em brincadeiras.

Ancestrais

Como os lobos são muito menos propensos a brincar do que os cães de estimação, os especialistas acreditam que os humanos selecionaram e criaram cães que eram brincalhões ao longo dos séculos.

O professor Kolm disse que brincar com humanos pode ter sido uma característica importante durante a evolução dos cães domésticos.

Algumas raças são mais brincalhonas que outras

Os cães brincalhões incluem:

Cocker spaniels, setters ingleses, border collies, pastores alemães, velhos cães pastores ingleses, pembroke welsh corgis

Os cães menos brincalhões incluem:

Cavalier king charles spaniels, pugs, yorkshire terriers, poodles, chihuahuas, shih tzus

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO