Comissão eleitoral da Rússia nega candidatura de opositor do presidente Vladimir Putin

Eleições para a Presidência da Rússia serão realizadas dos dias 15 a 17 de março. Putin disputará seu 5º mandato

O Liberal
fonte

O registro de candidatura de Boris Nadezhdin à Presidência da Rússia, no pleito marcado para ocorrer de 15 a 17 de março, foi negado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) do país, sob a justificativa de que o político não apresentou a quantidade mínima de assinaturas de apoio. Com 60 anos, Nadezhdin é um político da oposição a Vladimir Putin, que disputará o seu quinto mandato. O opositor, candidato pelo Partido Iniciativa Cívica, criticou a invasão à Ucrânia, pediu pelo fim da guerra e da mobilização de homens para as Forças Armadas do país, se manifestou a favor do início de um diálogo com o Ocidente e criticou a repressão do país ao movimento LGBTQIA+.

VEJA MAIS

image Político do partido de Putin é encontrado morto na Rússia
Vladimir Egorov, deputado da Duma (Câmara Legislativa) de Tobolsk, aumenta a lista de membros da elite russa que morreram em circunstâncias pouco claras nos últimos meses

image Rave com nudismo e presença da afilhada política deixa Putin enfurecido e leva a prisões na Rússia
Evento, que reuniu várias celebridades russas, foi classificado como um "deboche" com as tropas do país que lutam na Ucrânia

Para concorrer às eleições, candidatos independentes ou de partidos políticos que não estão representados no parlamento russo, como é o caso de Boris Nadezhdin, devem entregar pelo menos 100 mil assinaturas de apoio à sua campanha. Ele apresentou 104.734. Porém, a Comissão Eleitoral afirma classificou 9,147 assinaturas como “não confiáveis” e “inválidas”. 

Em sua conta no X (ex-Twitter), o candidato da oposição disse que enviou objeções à CEC sobre a análise e que o presidente da comissão “prometeu considerá-las e ordenou a elaboração de uma resposta detalhada”.

image Depois de 'desaparecer' de prisão, opositor russo é 'encontrado' em colônia penal no Ártico; entenda
A equipe de Alexei Navalny, principal opositor do presidente da Rússia Vladimir Putin, não tinha notícias dele há quase 3 semanas

image Principal opositor de Putin, Alexey Navalny desaparece de prisão na Rússia, afirma equipe
Advogados foram informados que Navalny não foi encontrado nas colônias penais onde deveria estar

“Peço a vocês que não desistam. Aconteceu algo em que muitas pessoas não podiam acreditar: os cidadãos sentiram a possibilidade de mudança na Rússia. Foram vocês que enfrentaram longas filas para declarar ao mundo inteiro: ‘A Rússia será um país grande e livre'”, disse.

A CEC rejeitou a candidatura de outros três políticos: Sergey Malinkovich, Anatoly Batashev e Rada Russkih, por motivos como assinaturas “inválidas”, número insuficiente de assinaturas e falta de documentos.

Em dezembro de 2023, também foi negado o registro de candidatura da jornalista e ex-vereadora Yekaterina Duntsova por “erros na documentação”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO