Combates continuam em Alepo apesar de cessar-fogo anunciado pelo governo sírio

A confirmação da continuidade das hostilidades partiu das próprias Forças Democráticas Sírias (SDF)

Estadão Conteúdo

A trégua anunciada pelo governo da Síria para a retirada de combatentes em Alepo não se sustentou, e os confrontos no bairro de Sheikh Maqsoud seguem intensos neste sábado, 10.

A confirmação da continuidade das hostilidades partiu das próprias Forças Democráticas Sírias (SDF), que emitiram um comunicado informando que a região está "testemunhando confrontos ferozes e contínuos" com as tropas de Damasco, resultando na destruição de dois veículos blindados do governo.

O grupo curdo declarou que segue "repelindo ataques das forças do governo de Damasco no bairro de Sheikh Maqsoud pelo quinto dia consecutivo", negando as alegações de que o exército teria tomado o controle da área.

Do outro lado do front, uma fonte militar síria também indicou a manutenção das operações, embora com uma narrativa distinta.

Segundo a fonte oficial informou a Reuters, o exército "continua vasculhando elementos ocultos das SDF em casas e instalações governamentais" no bairro, sugerindo que, apesar de declararem ter concluído a varredura principal, a área ainda não está pacificada.

Impasse humanitário

O Ministério da Defesa da Síria havia proposto um cessar-fogo de seis horas na sexta-feira, 9, para permitir a saída de militantes com armas leves, mas o prazo expirou sem adesão.

O conselho local curdo rejeitou a evacuação, afirmando não confiar na segurança oferecida pelo governo de Bashar al-Assad. O enviado dos EUA para a Síria, Tom Barrack, segue em negociações na Jordânia.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO