CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cochilar regularmente pode estar associado a pressão alta e derrame, diz estudo

Na análise, participantes que dormiam durante o dia, em relação aos que não cochilavam, eram 12% mais propensos a desenvolver hipertensão e 24% a ter derrame

Paula Figueiredo
fonte

Um estudo publicado na última segunda-feira (25) na Hypertension, revista da American Heart Association (AHA), apontou que pessoas que tiram cochilos durante o dia têm maior chance de desenvolver pressão alta ou ter derrame ao longo dos anos. As informações são da CNN Brasil e Isto É. 

VEJA MAIS

image Adicionar sal direto no prato pode aumentar risco de morte em 28%, diz estudo
O costume de adicionar mais sal durante a refeição pode reduzir a expectativa de vida de dois anos para homem e um ano e meio para mulher

image Adolescentes são três vezes mais vulneráveis ​​ao vício em maconha, aponta estudo
Pesquisa demonstra por outro lado que riscos sobre a saúde mental não são mais elevados que para adultos

image Ter uma dieta saudável pode garantir até 13 anos a mais de vida, diz estudo
Adicionar alguns itens saudáveis na alimentação é uma das melhores opções para quem deseja viver mais

Na análise, participantes que dormiam durante o dia, em relação aos que não cochilavam, eram 12% mais propensos a desenvolver hipertensão e 24% a ter derrame. "Os resultados demonstram que cochilar aumenta a incidência de hipertensão e acidente vascular cerebral, após ajustar ou considerar muitas variáveis conhecidas por estarem associadas ao risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral", disse Phyllis Zee, diretora do Centro de Medicina Circadiana e do Sono da Northwestern.

A diretora, que não esteve envolvida na pesquisa, destacou que, do ponto de vista clínico, o resultado demonstra a importância dos profissionais de saúde perguntarem rotineiramente sobre os cochilos ou sonolência diurna excessiva dos pacientes.

Como foi feito o estudo?

A pesquisa analisou dados de quase 360 mil participantes do Reino Unido que forneceram amostras de sangue, urina, saliva e informações sobre hábitos de vida e destacou que as duas doenças não possuem uma única causa, mas sim um conjunto de fatores.

Os resultados foram confirmados mesmo após os pesquisadores excluírem pessoas com alto risco de hipertensão, como aquelas com diabetes tipo 2, colesterol alto e que trabalhavam no turno da noite. No entanto, os participantes que afirmaram cochilar durante o dia tinham hábitos não saudáveis como ingerir álcool quase diariamente, insônia, tabagismo e ronco

O diretor do Programa de Pesquisa em Saúde do Sono e da Clínica de Medicina do Sono Comportamental, Michael A. Gardner, reforçou que um sono desregulado pode ter relação com ambas as doenças. "Isso pode ser porque, embora tirar uma soneca em si não seja prejudicial, muitas pessoas que tiram sonecas podem fazer isso por causa do sono ruim à noite", disse ele.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Luiz Cláudio Fernandes, editor web de O Liberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO