Pressionada por perdoar caso de abuso sexual, presidente da Hungria anuncia sua renúncia

Katalin Novák conceceu, no ano passado, indulto a um homem condenado por ser cúmplice de ajudar a encobrir um caso de abuso sexual

O Liberal
fonte

Neste sábado (10), a presidente da Hungria, Katalin Novák, anunciou sua renúncia, após ser pressionada em razão de ter perdoado um homem condenado por ser cúmplice de ajudar a encobrir um caso de abuso sexual em um orfanato. "Eu cometi um erro. Hoje é o último dia em que me dirijo a vocês como presidente", disse ela em um discurso transmitido pela televisão estatal.

VEJA MAIS

image Suspeito de abusar de criança de 12 anos no Pará é preso em Santa Catarina
O suspeito estava foragido e foi localizado na residência onde morava em Itajaí (SC)

image Jovem denuncia mãe por abuso sexual e diz temer ser pai do 'irmão'
Rapaz só conseguiu denunciar passados oito anos da série de abusos

image Polícia Federal realiza operação para prender líder indígena por suposto abuso sexual de crianças
Aldeia de Autazes, situada a 110 quilômetros de Manaus (AM), abriga cerca de 40 mil habitantes

A agora ex-presidente ainda relembrou o caso. "Tomei a decisão de conceder um indulto em abril passado, acreditando que o condenado não havia abusado da vulnerabilidade das crianças que ele havia supervisionado. Cometi um erro, pois o perdão e a falta de fundamentação foram adequados para provocar dúvidas sobre a tolerância zero que se aplica à pedofilia", ressaltou.

O caso aconteceu em abril de 2023, quando Novák concedeu um perdão presidencial a dezenas de pessoas, antes de uma visita do Papa Francisco ao país, entre elas o vice-diretor de um lar infantil que ajudou um ex-diretor a esconder seus crimes. Ele foi condenado a oito anos de prisão por abusar sexualmente de vários meninos menores de idade entre 2004 e 2016. O vice-diretor foi condenado a mais de três anos.

Protestos contra a presidente e pedindo sua renúncia reuníram cerca de mil pessoas na última sexta-feira (9), que foram às ruas em Budapeste, capital da Hungria.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO