MENU

BUSCA

Lula é recebido pelo presidente da Angola após encontro da cúpula de líderes do Brics

Em seu discurso, o presidente do Brasil defendeu o combate às desigualdades em geral

O Liberal

Após participar do encontro da cúpula de líderes do Brics, na África do Sul, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seguiu sua agenda no continente africano com uma visita a Angola, onde foi recebido pelo presidente do país, João Lourenço, na manhã desta sexta-feira (25). Na ocasião, petista foi condecorado com a Ordem Dr. António Agostinho Neto – a condecoração leva esse nome em homenagem ao político que teve papel decisivo na independência de países africanos no século XX. 

VEJA MAIS

STJ define listas de candidatos para vagas de ministros; indicações serão enviadas a Lula
Cadeiras estão vagas devido à morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino e às aposentadorias dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer

Lula destaca oportunidades de investimento no Novo PAC para países do brics
Presidente defende também a utilização de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais entre os países-membro

Em seu discurso durante a cerimônia, Lula defendeu o combate às desigualdades em geral. Para ele, a luta contra a desigualdade só pode dar certo "se a gente criar indignação".

"Só dá sentido fazer essa luta se a pessoa que estuda conseguir se indignar porque tem uma que não pode estudar. Se a pessoa toma café de manhã, ela tem que que se indignar porque tem uma criança que não toma café de manhã", declarou Lula. 

Lula e Biden falam sobre mudanças climáticas e temas de importância global
presidente do Brasil detalha as discussões ocorridas durante a Cúpula da Amazônia

Lula participa da posse do novo presidente paraguaio e reforça relações bilaterais
Santiago Peña, eleito candidato do Partido Colorado, já havia realizado duas visitas a Brasília neste ano

O mandatário brasileiro também destacou a desigualdade de gênero e o impacto dela na participação de mulheres na política. "Todos nós sonhamos com a participação da mulher na política. Mas pela desigualdade de tratamento que a mulher recebe na sociedade, pela quantidade de desigualdade que existe no comportamento do homem com relação à mulher, a mulher não conseguiu se expressar maioria que ela é na política nos países", disse.

Lula ficará na Angola até sábado (26), e a agenda prevê assinatura de atos de cooperação, participação em fórum econômico e encontros com autoridades do país.