Lula destaca oportunidades de investimento no Novo PAC para países do brics

Presidente defende também a utilização de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais entre os países-membro

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta terça-feira (22) a importância do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como uma oportunidade de investimento para os países que compõem o Brics – o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, além da África do Sul. Durante a abertura do Fórum Empresarial do Brics, na África do Sul, Lula mencionou que o PAC tem potencial para movimentar um total de US$ 340 bilhões.

Lula apresentou o PAC como um programa amplo que abrange a retomada de projetos paralisados, a aceleração daqueles já em andamento e a seleção de novas iniciativas. Ele enfatizou o foco em investimentos em infraestrutura, como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, e também destacou a importância da geração de energia sustentável, incluindo solar, eólica, biomassa, etanol e biodiesel.

VEJA MAIS

image Brasil busca apoio chinês para entrar no Conselho de Segurança da ONU em troca de expansão do Brics
Negociadores brasileiros querem uma posição clara de Pequim na defesa de uma reforma do principal órgão das Nações Unidas, mas chineses resistem

image Putin não comparecerá à cúpula do Brics por risco de prisão na África do Sul
Presidente russo é alvo de mandado de prisão por supostos crimes cometidos durante a guerra contra a Ucrânia

image Lula chega à África do Sul, onde participará da Cúpula do Brics
Evento será realizado em Joanesburgo. Presidente desembarcou por volta das 5h (horário de Brasília), acompanhado da Primeira-dama Janja e da ex-presidente Dilma Rousseff

Lula destaca necessidade de parceria entre governo e empresários

“Estabeleceremos parcerias entre o governo e os empresários em todas as áreas, sob forma de concessões, parcerias público-privadas e contratações diretas. Para que o investimento volte a crescer e gerar desenvolvimento precisamos garantir mais credibilidade, muita previsibilidade e estabilidade jurídica, política e social para o setor privado”, disse Lula 

Além disso, Lula defendeu a utilização de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais entre os países do Brics. Ele destacou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (conhecido como banco dos Brics) como líder global no financiamento e como plataforma estratégica para promover a cooperação entre os países em desenvolvimento.

Lula também abordou a relação do Brasil com os países africanos, mencionando o vasto potencial de crescimento na África. Ele destacou as oportunidades para produtos brasileiros no continente africano, como alimentos, bebidas, petróleo, minério de ferro, veículos e manufaturas de ferro e aço.

Lula defende expansão das conexões marítimas e aéreas entre o Brasil e os países africanos

O presidente enfatizou a possibilidade de integração das cadeias produtivas e a agregação de valor de maneira sustentável, tanto nas transições energética quanto digital, bem como a colaboração nas áreas de agricultura e saúde.

Por fim, Lula defendeu a expansão das conexões marítimas e aéreas entre o Brasil e os países africanos. Ele ressaltou a falta de voos diretos entre cidades como São Paulo e Joanesburgo, Cairo ou Dacar, enfatizando a importância dessas conexões para o aumento do fluxo de pessoas, comércio e turismo.

O presidente compartilhou que há uma proposta do Conselho Empresarial dos Brics para o estabelecimento de um acordo multilateral de serviços aéreos entre os países do bloco, envolvendo as principais autoridades nacionais de transporte e aviação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA