CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Remo pode sofrer com mudança brusca de temperatura em jogo contra o Caxias-RS

Equipe de esportes de O Liberal conversou com o fisiologista Antonio Junior, que falou sobre como as mudanças de temperatura podem afetar o elenco azulino

Andréia Santana
fonte

O Clube do Remo está em busca de alcançar o G-8 da Série B do Campeonato Brasileiro, e precisa dos três pontos da partida contra o Caxias-RS, na segunda-feira (08/7), fora de casa, válida pela 12ª rodada da competição. No entanto, o desafio, além do time rival, deve ser a baixa temperatura na cidade de Caxias do Sul (RS), onde ocorrerá o jogo.

Isso porque o elenco azulino, comandado pelo técnico Rodrigo Santana, deve enfrentar uma brusca mudança de temperatura, já que em Belém o Remo tem encarado temperaturas entre 24º e 33º. Já em Caxias do Sul, a máxima no dia da partida será de 11º e a miníma 8º, com possibilidade de chuva fraca durante a noite. O jogo rola a partir das 20h. 

Para entender como as mudanças de clima podem afetar o elenco azulino, a equipe de esportes de O Liberal entrevistou o preparador físico e fisiologista Antonio Junior. Segundo o especialista, as mudanças drásticas de temperatura tendem a gerar um gasto energético maior em qualquer pessoa.  

“As mudanças drásticas de temperatura podem fazer com que o corpo venha a ‘lutar’ automaticamente para manter o equilíbrio. Essa luta faz com que haja um maior gasto energético, e pode gerar uma queda de imunidade e isso pode gerar quadros clínicos, inclusive respiratórios”, explicou. 

VEJA MAIS

image Meia do Remo é escolhido para a seleção da 11ª rodada da Série C; veja números
Segundo Sofascore, Pavani teve nova de 8,7 – a maior da rodada – e teve bons números em ações com bola, passes certos e interceptações


image Partida do Remo na Série C tem data e horário alterados; veja as mudanças
Informação foi divulgada no site oficial da entidade nesta quinta-feira (4).


image Remo é o clube mais indisciplinado da Série C e a equipe com mais expulsões; veja os números
Leão Azul é o líder do ranking dos clubes mais indisciplinados da Série C em 2024


 

Segundo o preparador, que atua no futebol dos Emirados Árabes, atletas de alto rendimento tendem a ter ainda mais gasto pelo esforço físico em campo, e cuidados extras devem se implementados na rotina antes da partida. 

“O atleta, apesar de mais preparado fisicamente, tende a se expor mais com um esforço maior, e por isso deve ter um cuidado maior com alimentação e suplementação. O corpo tem uma temperatura ideal de conforto para com o ambiente, que varia entre 20 e 24 graus em repouso, e praticando corridas intensas isso pode variar para 15 graus. Então dependendo da temperatura alguns atletas não sentirão conforto, mas outros podem sentir-se confortável, realmente vai variar de indivíduo para indivíduo”, contou.

Antonio Junior explica ainda que a redução drástica da temperatura aumenta o risco de lesões no atleta, e indica que o Remo foque no aquecimento e em roupas adequadas para equilibrar a sensação térmica dos atletas. 

“Além de comprometer a integridade do atleta, inclusive predispondo maior risco de lesões, a redução da temperatura entre 0 e 10 graus pode prejudicar o rendimento, tendo em vista que o músculo precisa de em média 37 graus para o equilíbrio térmico. Sendo assim, deve-se dar atenção aos aquecimentos dos atletas e as roupas adequadas para ajudar no equilíbrio da temperatura, isso é imprescindível. No futebol, onde há muitas paradas, devemos orientar os atletas para mante-los aquecidos o tempo todo devido às ações bruscas de velocidade e intensidade”, finalizou.

O Remo visita o Caxias-RS a partir das 20h, nesta segunda-feira (06/7). A partida rola a partir das 20h, e terá cobertura completa, com Lance a Lance, no portal OLiberal.com

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES