Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Paraense conquista o terceiro lugar na Rio do Rastro Marathon 2022

Corrida é considerada uma das mais difíceis do país

Tainá Cavalcante

A paraense Elina Fádell, de 40 anos, conquistou o terceiro lugar geral entre atletas femininas na Missão dos Guardiões da Rio do Rastro Marathon 2022, realizada na Serra Catarinense. É a primeira vez que uma paraense consegue pódio na maratona, que é considerada uma das mais difíceis do Brasil. Esse ano, a "missão", como é chamado o desafio de dois dias, ocorreu em 14 e 15 de maio e 50 atletas foram aceitos para a competição.

VEJA MAIS

Campeão Paraense, jovem tenista se prepara para maratona de competições
Nicholas Matos é uma das promessas do estado na modalidade

Corredora paraense conclui maratona de Boston, conhecida por ser uma das maiores do mundo
A atleta Kellins Pidner completou a maratona em 3 horas e 34 minutos

No primeiro dia, os corredores fizeram 25 km. Já no segundo, o percurso foi de 42 km, totalizando 67 km. Cada um que completou a Missão levou além das duas medalhas das modalidades, um medalhão dos 67km, e os cinco primeiros subiram ao pódio. 

A paraense Elina conta que a preparação foi difícil, considerando uma área de serra, que não é habitual para moradores de Belém, e as baixas temperaturas do local. Foi necessário treino em ambiente adaptado, como na esteira inclinada. "Com o bom resultado nos treinos, passei a almejar a possibilidade de pódio, ainda que fosse bem difícil", conta.

Elina chegou à competição com o planejamento de terminar a segunda parte da prova em 6 horas e 15 minutos, mas o resultado final foi ainda melhor. "No primeiro dia já consegui terminar a prova em terceiro lugar geral. No segundo dia, a primeira parte foi bem difícil, porque era piçarra, mas na segunda parte, de asfalto, eu consegui recuperar. Quando estava no KM 35, percebi a possibilidade de fazer abaixo do tempo estimado, então passei a trotar mais que caminhar. E deu certo!", comemora a atleta, que finalizou o segundo dia em 5 horas e 54 minutos. Somando os dois dias, Elina garantiu o tempo de 9 horas e 26 minutos e o terceiro lugar no pódio.

"Eu ainda não tinha a certeza do pódio, fiquei aguardando o resultado, mas quando ouvi meu nome dei um grito de alegria tão grande que contagiou todos que lá estavam lá! Naquele momento, tive ainda mais certeza da força e coragem de uma mulher paraense", declara.

Atleta Elina conquistou o 3º lugar (Arquivo pessoal)

Além de Elina, estiveram no pódio feminino da competição a atleta Susana Battassini, de Joaçaba, em Santa Catarina, que fechou as duas provas em 8 horas e 37 minutos e Francielle Abreu, de Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, que conseguiu o tempo de 8 horas e 55 minutos.

Os cinco primeiros colocados nos 25km e 42km de corrida, além de troféu estão com vagas garantidas para a 3ª edição da Rio do Rastro Marathon, em data ainda a ser confirmada.

Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES