Recordista mundial de maratona, Kelvin Kiptum morre aos 24 anos em acidente de carro

Atleta queniano estava no auge da carreira e se preparava para disputar as Olimpíadas de Paris, onde já tinha a vaga garantida; o treinador do maratonista também morreu no acidente

Aila Beatriz Inete
fonte

O maratonista Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona olímpica, morreu neste domingo (11) aos 24 anos. O queniano sofreu um acidente de carro junto do técnico, o ruandês Garvais Hakizaman, em Kaptagat, no Quênia. Os dois não resistiram e morreram no local. 

A notícia foi confirmada pelo site do COI (Comitê Olímpico Internacional). Kiptum estava com a vaga garantida para as Olimpíadas de Paris e se preparava para disputar os Jogos, que seriam o primeiro da carreira. 

VEJA MAIS 

image Jogador de hóquei morre durante partida, após lâmina dos patins de adversário cortar seu pescoço
O jogador de hóquei Adam Johnson sofreu um ferimento profundo no pescoço ocasionado pela lâmina dos patins de um adversário, após um choque durante a partida; atleta foi atendido, mas morreu minutos depois

image Morre aos 66 anos o ex-jogador Carlinhos Maracanã, ícone do Paysandu nas décadas de 70 e 80
Ex-atleta morreu em Benevides, cidade onde morava. Ele lutava contra um câncer no pâncreas.

image Lutador de 23 anos morre após ser nocauteado em evento amador no Ceará
O atleta recebeu os primeiros atendimentos ainda no local

Segundo o site do COI, Kiptum dirigia o carro, que tinha mais duas pessoas como passageiros. O atleta acabou perdendo o controle e o veículo saiu da estrada. Kelvin e Hakizaman morreram no local, a terceira vítima foi levada para o hospital. 

O atleta era um dos principais nome da maratona na atualidade. Em outubro de 2023, Kiptum quebrou o recorde mundial dos 42 km na Maratona de Chicago, nos EUA, com a marca histórica de 2h00min35s. O tempo foi 34 segundos melhor do que o do bicampeão olímpico.Eliud Kipchoge. 

Na época, todos ficaram surpresos com a marca do queniano, pois aquela era apenas a terceira maratona do atleta. No entanto, nas Maratonas de Valência, na Espanha, ele já havia feito o terceiro melhor tempo da história, e na de Londres, terminou com a segundo melhor marca, mostrando que seria um forte nome no atletismo. 

Por isso, o queniano figurava entre os favoritos para as Olimpíadas de Paris e era a principal aposta para terminar uma maratona oficial com um tempo abaixo de duas horas. 

Por meio das redes sociais, o ex-atleta e presidente da World Athletics, federação internacional de atletismo, lamentou a morte do atleta. Kelvin Kiptum deixa esposa, Asenath Rotich, e dois filhos.

"Estamos chocados e devastados pela notícia da morte de Kelvin Kiptum e seu técnico, Gervais Hakizimana. Em nome da World Athletics, transmitimos nossas mais profundas condolências aos seus familiares, amigos, companheiros de equipe e à nação queniana", declarou. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES