CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto social se destaca na formação de atletas em Vigia e no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

A organização Leão de Judá promove esporte e desenvolvimento social e já conquistou duas medalhas na competição realizada em São Paulo

O Liberal
fonte

Quando Paulo Pinheiro, atleta de jiu-jitsu, abriu a garagem de casa para dar aulas a 16 pessoas, não imaginou o quão grande sua iniciativa se tornaria em tão pouco tempo. Três anos após o início do projeto social Leão de Judá, em Vigia, no nordeste do Pará, Paulo vê crianças, adolescentes e adultos participantes da iniciativa conquistando títulos e se destacando em competições nacionais.

Uma dessas competições é o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, chancelado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. A disputa está sendo realizada em São Paulo até o próximo domingo (4), e o Projeto Leão de Judá já conquistou duas medalhas: uma de ouro, com Eduarda Santos, faixa-roxa de 36 anos, e uma de bronze, com Suellen Soeiro, faixa-branca de 21 anos.

Segundo Paulo Pinheiro, idealizador do projeto, ainda há mais quatro atletas que lutarão na competição até domingo.

VEJA MAIS 

image Paraense intensifica treinos para encarar o Brasileiro de Jiu-jitsu, em São Paulo
Anderson Navarro terá pela frente alguns dos melhores atletas do Brasil como adversários, em uma competição que pode alavancar sua carreira no esporte de contato

image Atletas Pará são destaques no Pan-Americano de jiu-jitsu disputado nos Estados Unidos
As competições ocorreram de 19 a 23 de março, na Silver Spurs Arena, localizada no Osceola Heritage Park, em Kissimmee, Flórida (USA)

image Após superar lesão, paraense disputa Pan-Americano de jiu-jitsu nos Estados Unidos
Depois de cerca de quatro anos parado, lutador retornou às competições e busca medalha no Pan

"É inédito para a nossa cidade, para a nossa região do Salgado, termos uma atleta campeã brasileira", celebrou Paulo. "Um projeto social conseguir chegar a São Paulo, com muitos obstáculos, e ser campeão brasileiro é um fato inédito para a nossa cidade — ainda mais por se tratar de uma iniciativa que sobrevive com a ajuda de pessoas. Trazer atletas para cá não é fácil. É muito custoso. Com isso, queremos mostrar que os sonhos são possíveis de serem realizados; basta querer", completou.

brasileiro de jiu-jitsu leao de judá

Entre as conquistas recentes, destaca-se também Sara Pinheiro, faixa-laranja, que brilhou no Brasil Open e subiu ao lugar mais alto do pódio.

image Sara conquistou o ouro no Brasil Open (Divulgação)

Esporte e cidadania

Hoje, segundo Paulo Pinheiro, o projeto Leão de Judá atende cerca de 210 atletas, com idades entre cinco e 42 anos. Atualmente, a iniciativa conta com apoio do governo municipal e de outras pessoas. Todas as aulas são gratuitas e, além do esporte, o projeto também exige disciplina e bom desempenho escolar.

"Estamos ali ajudando essas crianças em situação de vulnerabilidade social, resgatando adolescentes, principalmente jovens que já estavam indo por caminhos errados. Cuidamos não só da parte física, como atletas, mas também da formação cidadã. O aluno precisa estar devidamente matriculado na escola e tirar boas notas", destacou Paulo.

Além do Campeonato Brasileiro, o projeto já participou de competições chanceladas pela Federação Paraense de Jiu-Jitsu (FJJPA), do Sul-Americano e do AJP de Abu Dhabi.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES