Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ex-técnico de atletismo britânico é banido do esporte por 'conduta sexual inadequada' com atletas

A decisão partiu da Federação Britânica de Atletismo; segundo denúncia, várias atletas sofreram assédio por cerca de 15 anos

Luiz Guilherme Ramos

A Federação Britânica de Atletismo resolveu banir do quadro esportivo o técnico Tony Minichiello por "conduta sexual inadequada". A decisão foi divulgada nesta terça-feira (9) e o estopim para a decisão teria sido a relação dele com uma das principais estrelas do atletismo britânico, a campeã olímpica e mundial no heptatlo Jessica Ennis-Hill.

VEJA MAIS

Atleta escocesa conquista ouro na mesma prova que mãe venceu há 36 anos
Eilish Colgan foi a grande vencedora dos 10.000 dos Jogos da Commonwealth, em Birmingham


Atleta paraense é convocado para disputar o Campeonato Mundial sub-20 de Atletismo
Elias Santos conseguiu índice para integrar a Seleção Brasileira na disputa na Gymnasiade, que ocorreu em maio deste ano


Bicampeã olímpica diz que precisou tomar medidas extremas pra provar ser mulher
Caster Semenya é campeã olímpica dos 800m do atletismo e chegou a dizer 'se você quiser ver que eu sou uma mulher, eu vou te mostrar minha vagina'

Conforme as denúncias apresentadas, por mais de uma década o treinador agia deliberadamente, apesar da U.K Athletics não revelar os nomes das vítimas. Sabe-se, no entanto, que ele foi condenado pelo tribunal esportivo em quatro acusações por "graves quebras de confiança".

Como forma de conduzir seu trabalho, Tony tocava as atletas de forma inapropriada, fazia "gestos e referências sexuais inadequadas" e apresentava "comportamento agressivo, além de fazer abuso emocional e bullyng", diz a decisão.

Desta forma, ao longo dos anos várias atletas apresentaram problemas psicológicos decorrente dos abusos. A própria federação agradeceu às atletas que se prontificaram a apresentar evidências que reforçassem as suspeitas. Ennis-Hill foi o maior nome a trabalhar com Tony e também acabou sendo abusada. 

Tony Minichiello ganhou fama no mundo do atletismo ao comandar a atleta durante a conquista do tricampeonato mundial do heptatlo, em 2009, 2011 e 2015. Com ele, Ennis-Hill ganhou ainda a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e a prata nos Jogos do Rio, em 2016. 

Antes da condenação, Minichiello estava afastado das suas funções nos últimos meses para responder o processo. Assim, a própria federação assegurou que o ex-técnico não terá mais nenhuma permissão para atuar no esporte local, de forma permanente.

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES