CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ex-ginasta, Lais Souza revela abusos por parte de cuidadores: 'Totalmente vulnerável'

Atleta sofreu uma lesão em uma vértebra da coluna cervical há quase uma década

Andre Gomes
fonte

A ex-atleta Lais Souza, cuja vida mudou após um acidente que a deixou tetraplégica quase uma década atrás, destemidamente compartilhou detalhes de abusos que enfrentou por parte de cuidadores. Durante uma participação no programa "Café com Mussi", do ex-BBB Rodrigo Mussi, Souza expôs os traumas que sofreu e aprofundou suas preocupações sobre possíveis retaliações após denunciar os incidentes.

Lais Souza discorreu sobre os episódios de agressões sexuais, delineando o contexto em que ocorreram. "Já fui abusada antes, quando tinha quatro anos, e depois do acidente, que foi quando realmente fiquei super vulnerável. Foram abusos inesperados. Eu estava totalmente vulnerável: deitada, dormindo... não estava nem vendo o que estava rolando. E não tenho sensibilidade em 100% do corpo. Sinto que está tudo certo e a pessoa se aproveita daquilo. Se eu deitar de barriga, acabou, não sei o que está rolando porque tenho pouca sensibilidade. São muitos procedimentos que preciso fazer de barriga para a baixo. Isso é só um exemplo", explicou ela. Veja um trecho da entrevista:

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Lais Souza comemora evolução em tratamento: 'A minha alma de atleta me faz não ficar sentada']]

[[(standard.Article) Lais Souza mostra evolução e levanta as pernas com eletroestimulação]]

[[(standard.Article) Lais Souza anuncia que vai se casar com namorada: 'Quero mais é curtir']]

'Nosso corpo é sagrado'

Ela não deixou de abordar a natureza dos abusadores, destacando que os ataques vieram de indivíduos de ambos os gêneros e diversas orientações sexuais. "A maioria [dos abusos] foi quando eu estava quase dormindo. Já aconteceu tanto com homem quanto com mulher. Com homem gay, mulher gay... é uma parada estranha, mas a gente tem que se educar e 'ver' mais essas coisas. Quem já passou por isso sabe que quem tem que ouvir é o homem hétero, mas também a população em geral. Nosso corpo é nosso corpo, não tem que ser invadido".

Quanto à sua reação após ser vítima de tais violações, Souza declarou com resiliência: "Simplesmente denunciei. Em alguns casos, me deu medo. Fiquei com medo de a pessoa vir atrás e me matar. Não [houve ameaça], só medo e insegurança mesmo."

[[(standard.Article) Diego Hypolito, Larissa, Lais Souza... Veja os esportistas que assumiram a homossexualidade]]

image 'Fé no futuro': Lais Souza posta foto de pé e emociona esportistas na web
Ex-ginástica, que ficou tetraplégica após um acidente com esqui em 2014, ficou em pé com apenas uma das mãos apoiada em uma mesa, usando um equipamento de sustentação

Ela compartilhou a impactante transformação em seu dia a dia: "Minha confiança é bem abalada. Para confiar em alguém, tenho saber realmente quem está ali, conversando, convivendo... quando vai entrar um cuidador, a gente fica um bom tempo treinando. Explico para ele como quero. Deixo cada coisa no seu lugar para que não tenha nenhum pontinho em que ele precise dar um passo para lá que eu não saiba. Tento fazer com que tudo esteja no meu controle."

Vida após o acidente

O acidente de 2014 nos Estados Unidos interrompeu a trajetória de Lais Souza como atleta. Enquanto se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno no esqui aéreo, uma lesão na coluna cervical alterou irreversivelmente o curso de sua vida. Atualmente, apesar das adversidades, Souza está em processo de recuperação contínua, conseguindo se manter de pé com a assistência de equipamentos especializados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES