CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

1ª etapa do Ranking de Tênis 2019 é realizada para dar visibilidade ao esporte e revelar talentos

O torneio está sendo disputado no Sesi Ananindeua

Redação Integrada

Até domingo, o Sesi Ananindeua é o palco da 1ª etapa do Ranking de Tênis 2019. O torneio tem o objetivo de tornar o tênis paraense cada vez mais competitivo e, consequentemente, revelar novos talentos.

"Esta é a 1º etapa do ranking. Todo ano são realizados 4 etapas. O nosso primeiro campeonato do ano está na fase final, encerra neste domingo e teremos a final e premiação dos vencedores de cada categoria (13 categorias). Todas as categorias são competidas no formato eliminatório, ou seja, perdeu é eliminado do torneio e quem vence avança para a próxima fase. Os jogos estão bastante competitivos. O nível dos atletas  aumenta a cada ano que passa e isto é muito bom para o tênis", conta o representante da Federação Paraense de Tênis, Roberto Kataoka.

No total, 97 participantes participaram do evento e alguns com grande destaque na modalidade.

"Temos atletas juvenis que são destaques a nível estadual e nacional. Nicholas Matos é destaque na categoria 10 anos é número 1 do ranking estadual e está entre os 50 melhores atletas do Brasil. Outro talento é Vinicius Silva na categoria 16 anos e  assim como Nicholas já venceu torneios a nível nacional no Brasil. Joaquim Almeida hoje é considerado o maior atleta paraense de tênis, o mesmo disputa torneios a nível profissional. Com apenas 16 anos, já foi campeão em etapas do sul-americano por exemplo. Um destaque interessante é Claudio Santos que cresceu no tênis através do projeto social do SESI e tem tudo para ser campeão da 3ª classe na final do torneio neste domingo", comentou o representante da Federação Paraense de Tênis.  

Ainda há atletas que fazem parte de projetos sociais.

"Temos 5 atletas do projeto social Fonte de Luz e 3 atletas do projeto social do SESI. Estes projetos são uma forma de democratizar o esporte e também de quebrar paradigmas, como o que muitos por ai dizem que tênis é esporte só das elites. Muito pelo contrário nossa federação está ai para acabar com esse pensamento retrógrado. Este ano devemos iniciar a construção de 2 quadras públicas através de recurso público da prefeitura. E é através de projetos sociais e muito trabalho que pretendemos popularizar cada vez mais o tênis", explica Roberto Kataoka

Roberto ainda explica a importância do torneio para os atletas.

"O torneio conta ponto para o ranking estadual que é dividido por categoria. Nos próximos torneios os atletas juvenis poderão pontuar no ranking estadual e também no ranking nacional. Em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) conseguimos fazer com que nossos atletas paraenses possam competir no nosso próprio estado e pontuar no ranking nacional, gerando mais economia e praticidade aos mesmos. Evita terem que se deslocar para torneios fora do estado, diminuindo custo com passagens, hospedagem e etc. A parceria com a CBT foi um grande passo para o fortalecimento do tênis no Pará", disse. 
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES