Presidente da FIFA pedirá que todos os países filiados tenham estádio com nome de Pelé

Infantino disse isso durante enterro do Rei do Futebol, que ocorre nesta segunda-feira (2).

Caio Maia
fonte

As primeiras autoridades começaram a chegar à Vila Belmiro para o velório de Pelé, morto no último dia 29 de dezembro. Entre os presentes estão o presidente da FIFA, Gianni Infantino; e o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. 

VEJA MAIS

image Paraense que jogou no Santos com Pelé lamenta morte do Rei: 'perdi um irmão'
Manoel Maria era amigo pessoal de Pelé há mais de 50 anos. Ele está no velório do tricampeão mundial, que ocorre na Vila Belmiro.

image Presidente da CBF tem cautela sobre homenagens a Pelé: 'temos que falar com a família'
Todas as homenagens, segundo Edinaldo, serão discutidas com os familiares do Rei. Presidente da FIFA quer que Pelé batize pelo menos um estádio em cada país do mundo.

image Velório de Pelé: longas filas se formam para ver o Rei do Futebol na Vila Belmiro
Diferente do que era esperado, o caixão ficará aberto. Fãs ficarão a cinco metros de distância do Rei do Futebol.

image Velório de Pelé: veja como serão as homenagens ao Rei do Futebol na Vila Belmiro
Acesso ao estádio, cortejo e sepultamento já foram definidos pelo Santos e pela família do maior jogador de futebol de todos os tempos

Logo antes de entrar no estádio, Infantino deu entrevista aos jornalistas e lamentou a morte do Rei. Além disso, ele anunciou uma série de medidas institucionais adotadas pela FIFA para homenagear o tricampeão mundial. Uma delas, inclusive, será determinar que cada país do mundo tenha pelo menos um estádio com o nome de Pelé. 

"Todo o mundo conhece Pelé, até gente como eu, que não viu ele jogar. Isso fez com que muita gente se apaixonasse pelo esporte e a presença dele será eterna. Claro que enquanto FIFA vamos homenagear o Rei. Pediremos a todas as federações do mundo que guardem um minuto de silêncio antes de partidas. Além disso, vamos pedir que cada país do mundo nomeie um estádio com o nome de Pelé. As futuras gerações tem que saber quem ele foi e a alegria que ele deu ao mundo", disse Infantino.

Quem foi menos drástico nas homenagens, mas também reverenciou o Rei foi o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Ele revelou que uma espécie de "protocolo" de homenagem já foi produzido pela entidade e deve ser colocado em prática nas primeiras rodadas da Libertadores e da Sul-Americana. 

"Foram tomadas seis medidas, como minuto de silêncio e outras coisas mais. Apesar disso, qualquer coisa que a Conmebol fizer para render homenagens sempre será pouco para tudo o que o Rei deu ao futebol brasileiro e mundial", explicou. 

Cerimônia

O velório de Pelé começou nesta segunda, no estádio Vila Belmiro, e terá 24h de duração, encerrando na terça-feira, às 10h. Ao longo deste período estão programadas diversas homenagens ao Rei do Futebol até o seu sepultamento.

Ao fim do velório, que irá percorrer a madrugada da terça-feira, está previsto o cortejo com o corpo de Pelé pelas ruas de Santos. O enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, que fica a cerca de 1 km do estádio, mas o traslado será maior porque inclui a passagem pela região em que vive Dona Celeste, mãe de Pelé, que em novembro passado completou 100 anos de idade.

Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES