Eliminação de Águia e Tuna na Série D mantém retrospecto negativo de paraenses na competição

O único clube paraense a levantar a taça de Campeão Brasileiro da quarta divisão foi o São Raimundo, em 2009

Luiz Guilherme Ramos
fonte

Apesar da grande expectativa criada entre os times paraenses, a Série D foi madrasta para Águia de Marabá e Tuna Luso. Os dois representantes do estado até passaram da primeira fase, mas sucumbiram no primeiro mata-mata, ajudando a manter uma triste sina dos clubes paraenses que disputam a quarta divisão. Desde que foi criada, em 2009, apenas uma equipe do estado conseguiu fôlego para encerrar a competição com a taça: o São Raimundo, na primeira edição.

Logo que foi criada pela CBF, a Série D reunia 39 equipes, sendo apenas uma do Pará. Assim, o São Raimundo foi driblando os adversários até vencer o Macaé na final. Em 2010, quem deu o ar da graça na competição foi o Clube do Remo, que fez uma péssima campanha e acabou eliminado no primeiro mata-mata, diante do Vila Aurora-MT. O título daquele ano ficou com o Guarany de Sobral-CE, enquanto o Remo encerrou a competição na 16ª posição. 

Um ano depois foi a vez do Independente se aventurar na divisão mais desafiadora do futebol brasileiro, depois de vencer o Campeonato Paraense em cima do Paysandu. Na Série D de 2011, o Galo Elétrico avançou até as quartas de final e foi derrotado pelo Cuiabá, encerrando a competição na oitava posição. Em 2012 o Clube do Remo retorna à Série D, mas acaba eliminado no histórico confronto contra o Mixto-MT, pelas oitavas de finais, e encerra a participação na 10ª colocação. 

SAIBA MAIS

image Em pleno Souza, Tuna Luso perde no tempo normal e nos pênaltis, e dá adeus à Série D
A Águia Guerreira trouxe para Belém a vantagem do placar, mas acabou tomando um gol no fim da partida e nas penalidades máximas foi derrotada por 5 a 4


image Águia de Marabá é goleado pelo Atlético-CE e dá adeus à Série D de 2023
Resultado, além de interromper o sonho do Azulão de voltar à Terceirona, encerrou o calendário profissional do clube em 2023. 


image CBF divulga tabela com jogos da segunda fase da Série D; Tuna decide em casa e Águia fora; veja
As duas águias do futebol paraense estão juntas na segunda fase da Série D, que começa neste sábado (29)

A edição de 2013 serviu ao Paragominas, mas a passagem foi curta e o time se despediu ainda na primeira fase, ao encerrar o grupo na terceira posição, atrás de Nacional-AM e Plácido de Castro-AC, amargando a 18ª posição geral. O Leão Azul retornou à Série D em 2014 e novamente caiu no primeiro mata-mata, desta vez para o Brasiliense, e encerrou o torneio no 14º lugar. A redenção azulina só viria no ano seguinte, quando o time foi eliminado na semifinal, mas garantiu o acesso à Série C, encerrando a participação no terceiro lugar geral. 

A Série D de 2016 trouxe um total de 68 clubes, entre eles São Raimundo e Águia de Marabá, ambos eliminados na segunda fase, encerrando na 20ª e 24ª posição, respectivamente. Em 2017 foi a vez da dupla Santarena, São Raimundo e São Francisco representarem o Pará. Entretanto, o São Raimundo caiu na primeira fase e o São Francisco na segunda, não muito distante de 2018, que teve o São Raimundo na 38ª posição e o Independente em 18º.

O São Raimundo foi ainda o nono colocado em 2019, enquanto o Bragantino foi o 16º. Ambos seguiram até a terceira fase.O Tubarão do Caeté ainda retornou em 2020, alcançando a 20ª posição, enquanto o Galo Elétrico foi o 41º colocado. No ano seguinte a representação estadual ficou por conta de Paragominas e Castanhal. O Jacaré deixou a competição na terceira fase, sendo o 11º colocado, e o Japiim, por sua vez, saiu mais cedo e acabou a Série D em 17. No ano de 2022 foi a vez de Castanhal e Tuna Luso. Ambos deixaram a quarta divisão na 40ª e 53ª posição, respectivamente. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES